6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeitura notifica ambulantes na região central

Prefeitura notifica ambulantes na região central

13/08/2015 13h24 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Prefeitura notifica ambulantes na região central

Ontem, 12, a Prefeitura de São Carlos realizou na cidade uma fiscalização com o objetivo de orientar e regularizar a situação dos vendedores ambulantes que trabalham no município. 

O diretor do Departamento de Obras Particulares de Fiscalização, Paulo Gullo, explicou que a ação foi para orientar os ambulantes. “O primeiro objetivo é notificar todos os ambulantes que estão estabelecidos na região central e em toda a cidade de que não podem permanecer fixos em praça pública, documentamos isso e arquivamos. Em uma segunda passagem da fiscalização, a nossa atuação é de multar esses ambulantes, já que a nossa orientação é que vão atrás da documentação necessária, abram a empresa e procurem o Sebrae”, apontou.

Após esse procedimento, a ideia da Secretaria de Habitação é definir onde ficarão esses ambulantes. “Quando estiver tudo regularizado, nós da Secretaria de Habitação colocaremos os ambulantes em lugares certos para que façam a função de ambulantes e não da maneira que estão fazendo hoje, permanecendo parados nos lugares”, enfatizou Gullo.

Na fiscalização realizada ontem, aconteceu apenas uma apreensão de mercadoria. “Primeiro notificamos, na segunda vez multamos e na terceira, realizamos a apreensão. Infelizmente nós tivemos uma atuação e alguns desses ambulantes não portavam documentação. Fizemos a prisão de apenas uma mercadoria. Tomamos todos os cuidados para que não acontecesse nenhum imprevisto. Saímos com 15 fiscais orientando esses ambulantes a principio”, analisou. “Não tivemos resistências, todos foram orientados. Quero agradecer a Guarda Municipal que nos acompanhou. A ideia foi para orientar e eles entenderam e querem se estabelecer, orientamos para que regularizem a situação”, completou.

 

VEÍCULOS – Em relação aos carros que ficam estacionados em apenas um lugar na área do estacionamento rotativo, Gullo disse que fez apenas a parte da Secretaria de Habitação. “Nós podemos atuar somente no sentido de orientar que não podem permanecer fixos. Quando a relação de ficar como ficam, infelizmente, fixos nos lugares, é a parte de trânsito, nós não podemos interferir, e sim o secretário de Trânsito que poderá fazer com que a fiscalização de quem toma conta do parquímetro faça realmente prevalecer para que não aconteça o que estão fazendo, o estacionamento rotativo. Eles precisam fazer a parte deles, pois nós estamos fazendo a nossa”, ressaltou o diretor. 

 

 

Gullo cobra mais fiscalização do estacionamento rotativo

 

Gullo criticou a fiscalização do estacionamento rotativo. “Parece-me que não vem fazendo corretamente a fiscalização e não é de hoje. Há muitos anos vem ocorrendo na cidade de São Carlos e tem que ser tomada uma providência com urgência, para que faça prevalecer o direito do estacionamento rotativo, pois o espaço é do consumidor e não do ambulante e dos comerciários”, argumentou.

O secretário de Trânsito e Transportes, Marcio Marino, esclareceu que a fiscalização vem sendo feita por parte da concessionária que cuida do estacionamento rotativo e uma nova medida está sendo tomada. “Estamos mudando junto com a concessionária a maneira de fiscalização para poder fazer a atuação. Agora o veículo terá que mudar de quadra, de quarteirão e não mais ficar parado na mesma rua. Com isso esperamos acabar com o comércio ambulante que fica estacionado em um só local durante o dia todo”, explicou.  

 

AMBULANTES – Os ambulantes reclamaram da fiscalização e pediram respeito. “Estamos trabalhando com dignidade, temos o direito de trabalhar e não estamos atrapalhando ninguém. Queremos mais respeito com a maneira que somos tratados”, disse a vendedora de água, Juliana Maria dos Santos.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x