19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Projeto de federalização do Hospital Escola chega à Câmara

Projeto de federalização do Hospital Escola chega à Câmara

28/02/2014 22h32 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Projeto de federalização do Hospital Escola chega à Câmara

A Prefeitura de São Carlos encaminhou, na tarde desta sexta-feira, 28, à Câmara, o projeto de lei que trata da federalização do Hospital Escola “Professor Horácio Carlos Panepucci” (HE). O Legislativo pretende passar o projeto pelas comissões, realizar uma audiência pública e colocar o projeto que transfere o HE à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O procurador jurídico da Prefeitura, Waldomiro Bueno de Oliveira, entregou o projeto finalizado ao secretário de Governo, Júlio Soldado, que encaminhou o projeto à Câmara.

 

“É um projeto complexo, que passou pelas secretarias de Obras Públicas, Habitação e Secretaria de Saúde, que realizaram um minucioso levantamento e o inventário do Hospital. Recebemos esse processo, após seguir todo esse caminho, no dia 27 de fevereiro e a nossa equipe jurídica trabalhou rapidamente para concluí-lo”, explicou Waldomiro Bueno de Oliveira.

O secretário de Governo, Júlio Soldado, confirmou que a Prefeitura encaminharia o projeto para Câmara, o que de fato aconteceu na tarde de ontem. “Não sabemos se a Câmara colocará o projeto para a votação na próxima sessão, mas acredito que o Legislativo fará um debate com a sociedade sobre a federalização”, observou

 

CÂMARA

O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), recebeu o projeto e adiantou que o tema não será colocado em votação na próxima semana. “Vamos promover uma audiência pública e chamar a Universidade Federal de São Carlos para apresentarmos o projeto. A federalização do Hospital Escola nasceu a partir de uma reunião que tivemos com o reitor da UFSCar, o professor Targino [Araújo Filho] e com o diretor do Hospital Escola [Sérgio Brasileiro Lopes] e acredito que é uma conquista para a cidade, que finalmente verá o Hospital funcionando e aquele ‘elefante branco’ terá as obras concluídas. Essa não é uma vitória da Câmara, da Prefeitura ou da universidade, mas da sociedade”, afirmou.

Nas últimas duas semanas, Marquinho fez duras cobranças sobre o envio do projeto ao Legislativo. O parlamentar criticava o que considera uma morosidade do Executivo na preparação dos documentos para a federalização.

Quando da presença em São Carlos, a diretora da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Liliane Marlene Michel, afirmou que, a partir da federalização, o HE teria pelo menos 1.500 profissionais contratados e um universo de outros mil profissionais atuando diretamente no Hospital Escola.

Além disso, outros 130 residentes do curso de Medicina da UFSCar devem reforçar o atendimento no HE e nas Unidades de Saúde de São Carlos.

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x