10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ronaldo acompanha implementação da sua Lei

Ronaldo acompanha implementação da sua Lei

22/06/2012 19h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ronaldo acompanha implementação da sua Lei

O vereador Ronaldo Lopes (PT) esteve presente no treinamento do Cerest (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador), que foi realizado para os profissionais da saúde do município.

 

O objetivo do curso foi treinar os profissionais sobre como preencher corretamente o RAAT (Relatório de Atendimento ao Acidentado de Trabalho) e também como realizar o fluxo de encaminhamentos de trabalhadores aos Cerest.

A Lei 16.089/12 de autoria do vereador Ronaldo Lopes, trata da obrigatoriedade de notificação de todos os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que as Unidades de Pronto-Atendimento Médico atenderem, ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest.

“Com lei teremos o número correto de trabalhadores que sofrem acidente no trabalho e possuem doenças ocupacionais. Isso servirá para termos os números reais e assim cobrar as empresas para que invistam mais em prevenção de acidente”, explica o vereador.

Ronaldo Lopes também é autor da Lei 15.753/11que cria o Conselho Municipal de Segurança e Saúde do Trabalhador no município que tem por objetivo a conjugação de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil com a finalidade de apoiar às classes trabalhistas na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

De acordo com a gerente do Cerest, Matilde Damiani, a lei só veio a agregar, pois ela obriga a cidade de informar ao CEREST os acidentes. Um ponto positivo foi o contato da Santa Casa com o órgão para ter o treinamento.

“Em Araraquara, a partida lei que obrigou a notificação desde o início de 2010, aumentaram em 65% osr egistros de acidentes para o ano de 2011. Jáem São Carlos, no último ano foram notificados em torno de 125 casos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que corresponde a um número pequeno comparado a outros municípios que possuem a Lei, como Araraquara, que teve 4.638 notificações”, esclarece Matilde.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão de Cuidado Ambulatorial do município, Denise Gualtieri, existe a procura da população nas Unidades de Pronto Atendimento, e elas recebem os cuidados necessários, mas antes esses casos não eram notificados. Agora com a lei nós já temos o caminho a ser dado para as pessoas. 

Denise ressalta que as pessoas sempre são atendidas, mas os dados não chegavam ao Cerest, com os treinamentos recebidos, os funcionários da saúde estão orientados a como proceder. Com a notificação vamos ter os dados corretos da cidade e assim mostrar o trabalho realizado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x