28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Roselei constata poluição em rio na região de Santa Eudóxia

Roselei constata poluição em rio na região de Santa Eudóxia

07/10/2013 19h02 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Roselei constata poluição em rio na região de Santa Eudóxia

O vereador Roselei Françoso (PT) protocolou, na Câmara Municipal, requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a poluição do rio Mogi Guaçu, na região de Santa Eudóxia. Segundo ele, a poluição resultou na morte de milhares de peixes e dano ambiental.

 

Roselei observou que foi noticiado na imprensa o vazamento de poluentes no rio Mogi Guaçu, provenientes da Usina Santa Rita, localizada entre Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro, resultando na morte de milhares de peixes e afetando diversas cidades vizinhas, dentre elas São Carlos, especificamente na região de Santa Eudóxia.

Em visita no último domingo (6) em Santa Eudóxia, Roselei constatou que diversas espécie de peixes estavam mortos, assim como o grande choque ambiental que a poluição está causando na região. “O rio é para região de Santa Eudóxia o meio de sustento próprio dos moradores e pescadores, tanto para consumo quanto para o trabalho com a venda de peixes”. Ele ressaltou que a poluição no rio Mogi Guaçu está “prejudicando as famílias que dele se beneficiam, haja vista que além do consumo dos peixes, sua água era ainda utilizada para irrigar lavouras na agricultura”.

O parlamentar observou que a situação vigente do rio ocasiona a privação das condições de trabalho em consequência do dano ambiental. “O fato por si só é incontroverso quanto ao ócio indesejado imposto pelo acidente, sofrimento, angústia e aflição gerada ao pescador, que está impossibilitado de pescar e imerso em incerteza quanto à viabilidade futura de sua atividade profissional, manutenção própria e de sua família”, apontou.

No requerimento, Roselei pergunta se a Prefeitura tem conhecimento desses fatos ocorridos, principalmente no trecho que afeta diretamente a região de Santa Eudóxia. Caso seja positivo, qual providência o Poder Executivo está adotando para minimizar os danos referidos e também se está acompanhando o inquérito instaurado pela Polícia Ambiental para apuração dos fatos. Ele espera que a Prefeitura esteja acompanhando as consequências da poluição no rio junto a CETESB, já que o órgão realizou coleta para verificar se houve alteração da qualidade do corpo hídrico do rio, assim como a constatação da mortandade de peixes.

 

O vereador pede que cópias do requerimento sejam encaminhadas para o Ministério Público, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçi (CBH-MOGI), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Secretaria do Meio Ambiente (DEPRN), Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) e Coordenadoria do Meio Ambiente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x