28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Veja como vai ser votar durante a pandemia da Covid-19

Veja como vai ser votar durante a pandemia da Covid-19

Saiba as orientações de cuidados para eleitores nas Eleições 2020, se proteja contra o COVID-19 e exerça seu papel na democracia

15/11/2020 08h21 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Veja como vai ser votar durante a pandemia da Covid-19 Foto: Luís Morelli

Adiado em pouco mais de um mês em razão da pandemia do novo coronavírus, o primeiro turno das eleições municipais de 2020 acontece neste domingo (15) sem que a Covid-19 tenha sido completamente contornada.

Diante dessa situação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, em parceria com entidades médicas, o Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais 2020, que visa reduzir ao máximo o risco de contágio pelo novo coronavírus durante o processo de votação.

A campanha “Vote com Segurança” traz uma mensagem da Justiça Eleitoral que busca educar e proteger os eleitores e mesários neste exercício da obrigação cívica e contribuição para a manutenção da democracia.

A principal indicação é que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, e não esquecer de levar um documento oficial com foto, o título ou o E-título, explica o Chefe do Cartório da 410ª Zona Eleitoral, Marco Aurélio Cândido Pié. “O eleitor deve levar algum documento oficial com foto (RG ou CNH) e o título de eleitor ou E-título, para quem fez a biometria, o documento digital tem foto. Além disso, é imprescindível o uso de máscara no local de votação, portanto, se o eleitor não comparecer com a máscara, não poderá entrar nos locais de votação e será orientado a retornar para sua casa e voltar com a máscara”, alerta.

Procedimentos para votação

Ao adentrar ao local de votação, o eleitor deverá apresentar o seu documento original com foto a uma distância de um metro do mesário. Diferentemente do que costuma acontecer, o documento não será entregue, apenas exibido.

O plano contempla a possibilidade de que o eleitor não seja reconhecível de máscara. Caso isso ocorra, a orientação é a de que ele dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

Uma vez tendo identificado o eleitor, o mesário lê em voz alta o número do título de eleitor para que o presidente digite a sequência numérica em seu terminal. O presidente lê em voz alta o nome do eleitor, para que o mesário confirme que se trata da mesma pessoa. Tudo confirmado, o eleitor pode prosseguir.

O eleitor guarda o documento e higieniza as mãos com álcool em gel. A assinatura do caderno de votação seguirá tendo que ser física, mas o TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta. Caso contrário, ela será emprestada e higienizada na sequência, avisa o chefe do Cartório Eleitoral. “O tribunal tem pedido bastante para os eleitores é a questão de levar a própria caneta para que a pessoa assine o caderno de votação”, ressalta.

Os eleitores que não puderem assinar o caderno, terão a impressão digitada através de uma almofada para carimbo. Nesse caso, o eleitor precisará higienizar a mão com álcool em gel antes e depois de utilizar a almofada.

Uma outra novidade é que, visando reduzir a possibilidade de contágio, o comprovante de votação não será necessariamente entregue. Os eleitores que quiserem o comprovante deverão pedi-lo antes de seguirem à urna eletrônica, explica Pié. “O mesário não vai segurar e nem reter o seu documento em nenhum momento, ele vai apenas observar o documento e liberar a pessoa para votar. Depois, se o eleitor tiver interesse pega o comprovante, se não pode depois gerar uma certidão de quitação eleitoral”.

Votação

O eleitor vai à urna eletrônica, seguindo o processo normal. Primeiro, digita os números de seu candidato a vereador, composto por 5 números, e confirma. Depois, de seu candidato a prefeito, que são dois números, e confirma.

Pié explica que para evitar que a urna seja danificada, ela não será higienizada entre os eleitores. Por isso, a exigência será que cada eleitor individualmente higienize as mãos após votar. Na sequência, deixa a sessão de votação. “Dentro das seções eleitorais vai ter álcool gel tanto para os mesários, quanto para os eleitores. Então, o eleitor deve higienizar as mãos antes de votar com álcool gel, espera um pouquinho para secar as mãos e depois realiza a ação de votar. Após a votação o eleitor higieniza as mãos novamente na porta da seção eleitoral e pode ir embora para sua casa. A gente pede também para que as pessoas compareçam sozinhas, para que não levem família, para evitar aglomeração”, enfatiza.

Distanciamento social

Outro ponto importante que se deve destacar é o distanciamento social na fila das seções eleitorais explica Pié. “Outra orientação importante é a questão do distanciamento social na fila, então, tantos mesários quantos apoios logísticos, que é o pessoal da Justiça Eleitoral, estão orientando para que as pessoas fiquem a 1 metro de distância uma das outras na porta das sessões. Vai ter pelo menos duas ou três marcações para as pessoas se orientarem com relação a distância segura na fila de votação”, orienta.

São Carlos terá 34 seções de votação a menos nas Eleições 2020

São Carlos terá menos seções eleitorais nas eleições municipais de 2020. A redução será 6,77% na cidade, que terá 468 seções, 34 a menos do que nas eleições de 2016. Com isso, pelo menos 24,3 mil eleitores votarão em uma seção diferente.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de São Carlos, os locais de votação serão os mesmos, mas os eleitores vão precisar buscar a nova seção para a qual foram remanejados, por isso é importante verificar com antecedência o local de votação. “A pessoa consultando pelo título ou pelo E-título ou pela internet, ela já vai conseguir verificar se a sessão dela foi ou não inativada nessa eleição, então ela vai ter lá em qual seção irá votar, o importante é que as pessoas continuam votando nas mesmas escolas, nenhuma pessoa foi trocada de escola”, explica Pié.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x