19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Vereador cobra funcionamento de Usina da Prohab

Vereador cobra funcionamento de Usina da Prohab

22/02/2014 18h01 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Vereador cobra funcionamento de Usina da Prohab

O vereador Antônio Carlos Catharino (PTB) quer a ampliação do serviço de reciclagem dos resíduos da construção civil na Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab). O parlamentar enxerga que a ampliação do serviço pode auxiliar no combate ao descarte irregular, que tem acontecido na cidade com freqüência.

 

Para piorar a situação, segundo Catharino, o triturador que prepara os resíduos para a construção de blocos, bloquetes, bancos e mesas para praças está queimado faz mais de 15 dias, o que inviabiliza o trabalho da usina. A Prefeitura informou que o equipamento queimou por conta de um raio que também danificou a caixa de energia.

“A Prefeitura precisa disponibilizar um novo loca,l com dimensões maiores, e trituradores de resíduos que suportem a grande demanda, fazendo com que esse trabalho continue na cidade”, comentou Catharino.

Dados da própria Prefeitura de São Carlos mostram que a produção de resíduos sólidos na cidade chega a 500 toneladas/dia.

De acordo com Catharino, a construção civil permanece aquecida em função dos incentivos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. “A construção civil é caracterizada por ser o setor que mais sofre influência com o crescimento da economia, consequentemente a geração de resíduos acompanha esse crescimento, ocasionando impactos ambientais irreparáveis”, destaca.

O vereador elenca em seu requerimento a lei municipal que institui o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Construção Civil. Em um dos parágrafos do artigo 4º da lei fica estabelecido que os resíduos da construção civil classe A (entulhos) deverão prioritariamente ser transportados para o pátio de transbordo da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil da Prohab, visando o transbordo, triagem e reciclagem. “Acredito que, ampliando o trabalho de coleta e reciclagem dos entulhos, fomentaríamos os negócios da Prohab, que é uma empresa de economia mista, poderíamos gerar mais empregos e reduzir os impactos ambientais que o descarte irregular de entulho traz ao meio ambiente. É necessário pensar em alternativas viáveis de ampliar esse serviço na cidade”, concluiu Catharino.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x