28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Qualidade nutricional dos alimentos – Pare de contar calorias

Qualidade nutricional dos alimentos – Pare de contar calorias

15/03/2012 14h05 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Qualidade nutricional dos alimentos – Pare de contar calorias

Qual é a primeira coisa que te vem à cabeça quando você quer emagrecer? Cortar calorias, não é mesmo?

A maioria das pessoas com quem converso e sabem que sou nutricionista sempre acabam fazendo a mesma pergunta, quais são os alimentos menos calóricos, ou quantas calorias tem determinado alimento.

Percebo que no supermercado geralmente as pessoas ficam preocupadas a olhar no rótulo dos produtos alimentares somente as calorias e não se importam em saber o teor de sódio ou o teor de gordura dos alimentos.

Isso acontece também no consultório, geralmente na primeira consulta o paciente sempre quer saber quantas calorias terá seu plano alimentar.

Como trabalho com um plano alimentar personalizado, pois cada paciente é único com metabolismos diferentes, demonstro a eles que a redução de calorias é importante, mas o mais importante ainda é a qualidade nutricional dos alimentos.

O raciocínio é simples: dois alimentos que contenham a mesma quantidade de calorias, mas apresentem diferenças de nutrientes, não podem ser tratados da mesma maneira.

Um exemplo clássico do que estou falando são os refrigerantes que apresentam no rótulo diet/light; eles não têm quantidades significativas de calorias, mas também não oferecem nenhum beneficio ao nosso organismo, muito pelo contrario, prejudicam a saúde por terem alto teor de sódio e corantes artificiais. Você percebeu que não é porque o alimento tem baixa caloria que vai te ajudar a perder peso com saúde.

Considerar apenas as calorias pode levar as pessoas à má nutrição. A nova regra é alimentar-se de forma mais consciente, com produtos naturais e menor quantidade de processados. Priorizar proteínas e fibras, que exigem gasto maior de energia para serem metabolizadas e dão sensação de saciedade por mais tempo. Mas é importante lembrar: cada um de nós precisa de proporções diferentes de proteínas, carboidratos e gorduras, daí a importância de um acompanhamento nutricional personalizado.

Como sempre digo, o mais importante é aprender a comer de forma saudável priorizando a qualidade nutricional dos alimentos, pois desta forma o emagrecimento será consequência de outros benefícios que virão.

Uma alimentação saudável com nutrientes adequados melhora a qualidade de vida, previne doenças, aumenta a disposição e consequentemente otimiza sua produção no trabalho, estudos, enfim seu cotidiano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
iara
iara
12 anos atrás

parabens gi com vc eu perdi 27kg e nunca mais engordei vc é uma excelente nutricionista bjs iara

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x