13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 06/09/2012

Torpedos – 06/09/2012

06/09/2012 12h40 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 06/09/2012

Emiliano se despede

 

Quem deixou o governo municipal foi o ex-diretor de Turismo e mais recentemente diretor de Assuntos Internacionais, Emiliano Saram de Azevedo. Por falar nisso, atualmente o homem forte do Turismo na Prefeitura de São Carlos é João Paulo Porto de Toledo.

 

Gafe 1

Dizem que ontem um famoso radialista de São Carlos disse que Madre Teresa de Calcutá nasceu da Bahia. Se for quem eu penso que tenha cometido a gafe, deve ter confundido a benfeitora da humanidade com Mãe Meninnha do Gantois (Salvador, Bahia, 10 de fevereiro de 1894 – 13 de agosto de 1986), que foi uma Iyálorixá (mãe-de-santo) brasileira, filha de Oxum.

 

Gafe 2

Esta me lembrou aquela do Claudiomiro. Quando era atacante do Internacional de Porto Alegre, determinado dia foi jogar contra o Remo, em Belém do Pará. Arriscando de mestre em história e geografia, o centroavante tascou: “Quero dizer que estou muito feliz por jogar na terra em que Jesus Cristo nasceu”.

 

Dia do Alfaiate 1

Nesta qunta-feira, 6, a Abasc, entidade nascida dos alfaiates, comemora o Dia Nacional do Alfaiate. A festa, que contará com alguns eventos, terá seu ápice à noite, com a realização de um baile da Banda Doce Veneno a partir das 22h.

 

Dia do Alfaiate 2

Aliás, para quem não sabe, São Carlos já foi a capital dos alfaiates. A força dos profissionais era tanta que elegeram, por décadas o deputado estadual Vicente Botta, sobrinho de Carmine Botta, um dos fundadores da Abasc.

 

Pedro Monteleone

Um dos mais antigos alfaiates de São Carlos é Pedro Monteleone, pai do nosso amigo Domingos Monteleone, que se destacou durante muitos anos como grande executivo da Tecumseh do Brasil e que hoje atua como consultor independente. A ambos o nosso forte abraço!

 

Curso técnico

Nosso amigo Gerson “Juquita” Toledo Piza defendeu ontem, durante o Intersom Debates, a retomada do curso técnico de Alfaiate na ETEC Paulinho Botelho, de São Carlos. Mas será que ainda há mercado para isso???

 

Terno caro

Se depender do estatístico Demarzo, não. O estatístico e professor da Unicamp, participando do programa, afirmou que cada terno dos alfaiates de São Carlos custa R$ 1.000,00. Aí, como diria aquele personagem do filme “Carandiru”, é “sem chance”…

 

Abaixo-assinado

De acordo com reportagem da EPTV Central, um abaixo-assinado regional contra a descriminalização do uso de drogas foi lançado oficialmente na manhã de ontem (5) pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) de Araraquara.

 

Contra

A petição é contrária ao anteprojeto do novo Código Penal, elaborado por uma comissão de juristas do Congresso Nacional, que propõe, entre outros assuntos, a legalização das drogas ilícitas para uso pessoal.

 

2 mil assinaturas

O documento já conta com 2 mil assinaturas que começaram a ser colhidas há um mês em 17 cidades do interior paulista, como São Carlos, Ribeirão Preto e Jaboticabal, além de Araraquara. Cerca de 200 agentes colhem as assinaturas nas cidades.

 

Meta

A proposta é que o abaixo-assinado tenha no mínimo 10 mil assinaturas e possa chegar a 50 mil nomes antes de ser entregue ao Congresso Nacional, em novembro.

 

Multados

Dezesseis candidatos de quatro cidades da região foram multados pela Justiça Eleitoral por propaganda irregular. Em São Carlos, 12 candidatos foram multados por propaganda em comércio e com cartazes acima da metragem permitida.

 

Na rede

Já em Araras, um candidato foi multado por campanha antecipada na rede social. Outro candidato foi notificado por colocar um cavalate em uma rotatória, mas não chegou a ser multado.

 

Faltou a sigla…

Em São João da Boa Vista, um candidato a prefeito foi multado por não colocar no material de campanha a sigla dos partidos que o acompanham.

 

Blitz

Em Araraquara, dois candidatos foram multados. Uma blitz realizada neste fim de semana pelos cartórios eleitorais da cidade recolheu cerca de 200 faixas, placas, cartazes e cavaletes com propaganda de candidatos a vereador e a prefeito.

 

Limites

A ação é educativa e, entre as irregularidades, foi encontrada publicidade que ultrapassava o limite máximo estabelecido, publicidade em comércio e amarrada em árvore.

 

Bens públicos

Segundo a legislação eleitoral, é proibido fazer a propaganda em bens públicos, como tapumes de obras e prédios, em postes, viadutos, passarelas e pontes.

 

Locais privados

Mesmo nos locais privados, mas que sejam de uso comum, também não é permitido o uso da propaganda eleitoral, como em comércios, shoppings, templos e igrejas, cinemas, teatros, estádios, clubes, salões de eventos e exposições, ônibus, abrigos e pontos, rodoviárias, táxis, estações de trem e metrô.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Carlos Cypas
Carlos Cypas
11 anos atrás

Mãe Menininha ou Irmã Dulce?

Ao comentar o engano sobre Madre Tereza ter nascido em Salvador, o colunista cometeu outro engano, ao mencionar Mãe Menininha do Gantois.
Acho que quis referir-se à Irmã Dulce (Salvador, 26 de maio de 1914 – Salvador, 13 de março de 1992), apelidada de “o anjo bom da Bahia”, irmã religiosa católica como Madre Tereza, e que fez um louvável trabalho entre a população necessitada de Salvador.
Mãe Menininha era uma mãe-de-santo, do culto candomblé, sem relação com as obras assistenciais que poderiam compará-la com Irmã Teresa de Calcutá.

Terno Caro?

Com referência ao valor cobrado pelo feitio de um terno, menciono livremente um trecho do imperdível livro “O alfaiate do Panamá” de John Le Carré.
Perguntando sobre o custo de um terno, o referido alfaiate informa que ele cobra algo como 2 mil dólares pelo feitio, mais o tecido.
– O quê? Dois mil dólares? Por esse preço eu compro um Armani! – responde o interlocutor.
Ao que o alfaiate calmamente responde:
– E por acaso o senhor Armani virá pessoalmente à sua casa fazer os ajustes necessários?
Ele tirou suas medidas para fazer um terno que sirva perfeitamente no seu corpo e no seu modo de andar?
O senhor Armani sabe de qual lado da calça o senhor prefere deixar o seu… equipamento?

Eis a diferença. Terninhos de microfibra feitos em série são uma coisa. Ternos que vestem com conforto, elegância e distinção são outros quinhentos… (ou mil, certo?).

Um grande abraço.

Carlos Cypas

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x