21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 11/10/2012

Torpedos – 11/10/2012

11/10/2012 12h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 11/10/2012

Mudança de cor

Depois de 12 anos vermelhos, São Carlos agora está pintada de azul e amarelo. São as cores do PSDB, de Paulo Altomani. Na Praça do Comércio o que mais estão vendendo são as miniaturas de tucanos.

 

Cantando alto

Dizem que após a vitória de Altomani nas urnas, os tucanos que vivem no Parque Ecológico de São Carlos estão cantando bem alto, comemorando a vitória.

 

Batismo

Ao mesmo tempo, alguns engraçadinhos foram ao Pinguinário do Parque Ecológico e deram nomes para dois dos bichinhos. Um passou a ser chamado de Sales e outro de Normando.

 

Ano fantástico

Diz o Arauto que após a conquista da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea e do título de campeão invicto da Libertadores da América obtido pelo Corinthians, a vitória de Altomani era barbada!!!

 

Assessor de luxo 1

Nem Lucão Fernandes assumiu o cargo de vereador e já ganhou um super-assessor. Ninguém menos que o ex-prefeiturável Eduardo Cotrim, presidente do PMDB e ex-presidente do SAAE, assume hoje o cargo de assessor parlamentar de Lucão.

 

Assessor de luxo 2

Cotrim é um grande político e mostra, com humildade e sabedoria, que o grande general sabe quando

 

Fábrica de lenços

Pelos lados da Rua Episcopal, dizem que nunca se vendeu tantos lenços como atualmente. A ficha de alguns ainda não caiu. Enquanto isso, outros já olham no mapa e pensam: Jaú, Araras, Rincão, Matão… Para onde eu vou???

 

Caça às bruxas

Tem gente também procurando os culpados pela derrota. Como diria John Kenneddy, “a vitória tem vários pais, mas a derrota é órfã”. Um bode expiatório já foi eleito, mas na verdade, ele não é o único culpado! 

 

Mulheres avançam

Os resultados das urnas mostram crescimento da participação das mulheres na política. O número de prefeitas eleitas no Estado cresceu  26,5%. Elas estão cada vez mais presentes no cenário político e têm conquistado espaço no comando das cidades.

 

Cinco

De acordo com reportagem da EPTV, na região Central, o número de prefeituras administradas pelo sexo feminino passou de uma para cinco. “As mulheres hoje estão realmente querendo lutar por aquilo que elas acreditam, diz Cristina de Léssio, prefeita de Pirassununga (SP).

 

Experiência

A experiência política também foi decisiva em Américo Brasiliense (SP). A prefeita eleita vai assumir o cargo pela terceira vez. Ela também foi vereadora por dois mandatos e presidente da Câmara. “As mulheres, com responsabilidade, estão aderindo à política”, diz Cleide Berti

 

Reeleita

Foi esse envolvimento que fez a atual prefeita de Santa Cruz da Palmeiras (SP) se reeleger. Primeiro, ela foi secretária de Esportes, Turismo e Cultura por oito anos. Depois, substituiu o então prefeito que renunciou ao cargo por problemas de saúde.

 

Independentes

“A mulher está se posicionando melhor, trabalhando, não dependendo de mais ninguém. Isso fez com que ela adquirisse maior confiança e estivesse à frente de qualquer trabalho”, diz Rita Zanata.

 

66 mulheres em SP

Em 2008, apenas uma mulher foi escolhida para ser prefeita em 2008. Desta vez são cinco. Em todo o Estado de São Paulo, havia 52 prefeitas no mesmo ano. Agora são 66, número que pode aumentar já que outras quatro mulheres disputam o segundo turno.

 

Legislação

A participação delas cresceu depois de uma lei que entrou em vigor em 2009. Desde então, todos os partidos são obrigados a apresentar pelo menos 30% de mulheres na lista de candidatos.

 

Mococa

A determinação abriu portas para o interesse das mulheres. Em Mococa (SP), a candidata eleita não tinha experiência política. Foi o envolvimento com a Santa Casa que ajudou na escolha da nova prefeita. Ela reformou alas e ajudou a reerguer o hospital, que na época acumulava uma dívida de R$ 4 milhões. “É a forma de governar de nós, mulheres, que intuitivas, sensíveis, é a forma de cuidar mesmo que eu acho importante”, explica Maria Edna Gomes Mazieiro.

 

Renata Braga

Em Porto Ferreira (SP), a prefeita escolhida é fisioterapeuta e nunca havia concorrido a um cargo político. “O desafio é mostrar que a mulher é responsável, sensível, moderna e que pode fazer o diferencial”, diz Renata Braga.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x