Torpedos-27/12/2023
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Abandono
O Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos, está em uma situação lamentável, com mato alto e sujeira predominando entre os túmulos, sem contar a infestação de escorpiões.
Abandono 2
Até agora, a Secretaria de Serviços Públicos não anunciou nenhuma força-tarefa ou esquema especial de limpeza, a fim de deixar o Cemitério em condições de dignidade. Enquanto isso, os são-carlenses continuam penando para visitar os túmulos dos seus entes queridos. Uma vergonha…
Velório
Além disso, o Velório Municipal também está fechado para reformas desde abril deste ano. Ou seja, já se passaram oito meses e nada da obra terminar. Enquanto isso, a Prefeitura contratou três empresas particulares para manter os serviços de velório. Só dinheiro público que vai…
Velório 2
Segundo o Secretário de Obras Públicas, João Muller, as obras no Velório devem ser concluídas em fevereiro de 2024. A conferir se o prazo será, de fato, cumprido.
Mensagens
Ao longo do feriado de Natal, diversos pré-candidatos usaram as redes sociais para publicar suas mensagens, já de olho nas eleições de 2024. Alguns mandaram apenas texto, já outros apostaram nas artes especiais.
Choque
O acidente, ocorrido no sábado (23), que deixou a atleta olímpica Luisa Baptista em estado grave, chocou os são-carlenses. Muita gente se manifestou nas redes sociais, torcendo pela recuperação da atleta.
Sanção
O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de lei complementar 138/2023, que trata da primeira fase da modernização operacional do Governo de São Paulo. O texto havia sido aprovado no último dia 12 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por 60 votos a favor e 18 contrários.
Sanção 2
O objetivo da iniciativa, que atinge apenas a administração direta e as autarquias, não se aplicando às fundações e empresas, é simplificar a legislação sobre gestão de pessoas, tornando a atuação no serviço público mais atraente.
Regulamentação
O governo de São Paulo regulamentou a Lei 17.618, que dispõe sobre a política estadual de fornecimento gratuito de remédios à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Regulamentação 2
O fornecimento dos remédios e produtos à base de cannabis ocorrerá por meio de solicitação do paciente ou de seu representante legal, sujeita à avaliação da pasta. A secretaria de saúde receberá e analisará as solicitações com indicação terapêutica em caráter ambulatorial e acompanhadas de documentos e receituários preenchidos e assinados por médico.
Sugestões
Entre 4 e 19 de janeiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberá sugestões às minutas das resoluções que vão reger a eleição municipal de 2024. As propostas de aperfeiçoamento das instruções serão debatidas em audiências públicas que acontecerão de 23 a 25 de janeiro.