28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Banco de Sangue tem horário especial para doações

Banco de Sangue tem horário especial para doações

28/11/2012 11h33 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Banco de Sangue tem horário especial para doações

Começou na segunda-feira, dia 26, mais uma campanha do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Além de o movimento ter o intuito de aumentar o estoque de bolsas da unidade, também marca a comemoração do Dia Mundial da Doação de Sangue, 25 de novembro.

 

De acordo com a biomédica do Banco de Sangue, Linda Sayuri Noguchi, nos dois primeiros dias, a campanha teve boa adesão da população que está aproveitando o horário especial, até às 19h. “Muito doadores reclamavam do horário matutino que as doações ocorrem porque comprometia o horário do trabalho, agora com o horário estendido, aumenta a disponibilidade de mais pessoas”, comenta.

Além do horário regular das 7h30 às 12h, o Hemocentro atende até amanhã, 29, em horário especial, das 17h às 19h. Todo o processo de coleta demora por volta de uma hora.

Com a campanha, o Banco de Sangue espera arrecadar bolsas de todos os tipos sanguíneos principalmente o tipo A positivo. Noguchi explica que para manter um estoque satisfatório no banco, são necessárias cerca de 25 a 30 bolsas por dia. De cada doador, uma bolsa é coletada e pode ser fracionada em até três outras bolsas. Por isso a campanha reforça que um doador pode salvar até três vidas.

“Tem muitas pessoas que vêm, doam apenas uma vez, por isso tentamos conscientizar todos sobre a importância da doação”, ressalta a biomédica.

Para doação é necessário fazer um cadastro munido de um documento com foto, aferir os sinais vitais e passar por uma entrevista; estando tudo certo nestas etapas, o doador é encaminhado para coleta.

A biomédica explica que nem todas as pessoas podem ser doadoras, de acordo com a avaliação de cada caso. Cada doador pode doar até 450ml de sangue e após a doação deve se alimentar bem, consumindo bastante líquido, carne vermelha e verdura de folhas escuras ao longo da semana para repor o sangue que foi retirado.

A cada doação é recomendado um intervalo de descanso, diferente para homens e mulheres. Para o sexo feminino, o período é de quatro meses, não ultrapassando três doações ao ano, para o sexo masculino o intervalo é de dois meses não ultrapassando quatro doações ao ano.

Depois da doação, o sangue é submetido a exames sorológicos de sífilis, HIV, hepatite, chagas e HTLV, para assegurar a procedência do sangue. Mesmo com todo o processo de doação realizado, não é garantido que o sangue será aproveitado.

O almoxarife, Juliano Xisto Alves, de 29 anos, é um doador de sangue e participa da ação pela terceira vez, mas esta é por uma causa mais nobre, atendendo ao pedido de um amigo que realizará uma cirurgia do coração.

“Faço a doação por empatia, pois amanhã pode ser eu que precise de uma transfusão sangue ou algum familiar. Eu apoio à ação e espero que toda população se conscientize e apóie a campanha também”, diz Alves.

A campanha do Banco de Sangue acontece até o dia 30, com atividades especiais. Hoje, 28, o Coral Apae irá se apresentar das 9h às 10h. Das 17h às 19h será a vez da participação especial do Grupo Amor em Gotas que volta a se apresentar no dia 30, das 7h30 às 10h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x