2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Capacitação de merendeiras termina nesta terça

Capacitação de merendeiras termina nesta terça

16/07/2012 21h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Capacitação de merendeiras termina nesta terça

Termina nesta terça-feira, 17, a segunda semana de cursos de capacitação oferecidos as merendeiras que atuam tanto na rede municipal quanto estadual em São Carlos.

 

A capacitação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e foi realizada no mês de julho para aproveitar as férias escolares.

O curso, entre outros focos, abordou o tema geral “2012, o Ano da Segurança Alimentar”, e foi realizado na sede da Secretaria, em um auditório localizado no pavilhão São Carlos Exposhow.

Em São Carlos são servidas 63 mil refeições a aproximadamente 44 mil alunos que recebem até cinco refeições diárias de qualidade, com alimentos adquiridos da agricultura familiar.

Segundo a secretária, Regina Bortolotti, a capacitação dessas profissionais é fundamental para manter a qualidade da merenda escolar oferecida em São Carlos.

Entre os temas abordados durante o curso, está o Programa de Segurança Alimentar executado pela Prefeitura. Com base na Resolução nº 38 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), de 2009, entre outras atribuições que cabem aos municípios, no mínimo 30% dos produtos utilizados na merenda escolar devem ser obtidos diretamente da agricultura familiar, beneficiando os agricultores em sua grande maioria oriundos de assentamentos.

Dietas especiais, o controle da temperatura e do estoque também são tópicos importantes para a manutenção da qualidade da merenda servida em São Carlos e que foram abordados durante a capacitação.

 

Agricultura Familiar – Grande parte dos alimentos da merenda escolar servida em São Carlos é adquirida de agricultores familiares cadastrados nos programas Compra Direta Local (PAA – Programa de Aquisição de Alimentos) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A maioria desses agricultores familiares é oriunda de assentamentos da reforma agrária e não tinham como comercializar seus produtos. Hoje o cenário é outro. Com esta iniciativa, a Prefeitura gera empregos e renda para os agricultores e também oferece produtos frescos e de excelente qualidade para a merenda escolar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x