19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dom Paulo Sérgio Machado comemora 25 anos como bispo

Dom Paulo Sérgio Machado comemora 25 anos como bispo

25/09/2014 07h55 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Dom Paulo Sérgio Machado comemora 25 anos como bispo

O Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, comemorou na noite desta quarta-feira, 24, 25 anos de Ministério Episcopal. Para lembrar a data foi realizada, na Catedral, uma missa em Ação de Graças. Na ocasião, a Câmara Municipal, presidida pelo vereador Marquinho Amaral (PSDB), também entregou ao bispo o título de Cidadão Honorário de São Carlos. 

Ao Primeira Página Dom Paulo disse estar sentindo muita alegria com os 25 anos de bispo: “Muita gratidão, agradecer a Deus pelo que pudemos realizar nesses anos. Claro que muitas coisas ficaram por fazer, mas tudo o que fizemos, fizemos com muito carinho”. 

Dom Paulo Sérgio recebeu sua sagração episcopal no dia 24 de setembro de 1989, e escolheu como lema do seu episcopado a frase  “A Paz é fruto da Solidariedade”. Em 22 de novembro de 2006, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como 6º Bispo Diocesano de São Carlos. 

Nessa função realizou várias atividades: Abertura do Seminário Menor em Araraquara; Reforma do Seminário Maior da Filosofia em São Carlos (na ocasião visita do Núncio Apostólico no Brasil – Dom Lorenzo Baldisseri); realizou a reforma da Cúria; construção da capela na Casa de Nazaré; criou dois santuários, entre diversas outras ações.

Ele também ordenou 89 sacerdotes, sendo 48 em Ituiutaba e 41 na Diocese de São Carlos; criou mais 41 Paróquias na Diocese; implantou a nova configuração pastoral, criando 10 regiões pastorais, favorecendo assim a aproximação dos padres e sua participação nas reuniões. Além disso, enviou três padres a Roma para curso de especialização.

Questionado sobre quais os principais desafios da Igreja, Dom Paulo Sérgio disse: “Nós vivemos em um mundo secularizado, e temos muitos desafios”. O primeiro deles, segundo o bispo, está relacionado à família: “Temos que solidificar a família para poder fazer alguma mudança nesse cenário que enfrentamos”. 

Outro desafio citado por ele é o da evangelização: “Anunciar Jesus Cristo para tantas pessoas que vivem longe: “O papa Francisco tem falado nos pastores com cheiro de ovelha, e temos que realmente buscar as ovelhas que, por um motivo ou outro deixaram a Igreja e buscaram outros caminhos”.  

A celebração contou com a presença de diáconos, padres e bispos de outras dioceses. Contou também com a participação de diversas autoridades da cidade. 

 

HISTÓRIA 

Dom Paulo Sérgio Machado nasceu em 22 de novembro de 1945 em Patrocínio, Minas Gerais. É filho de João Olímpio Machado e Maria Rabelo, tem sete irmãos, um dos quais é seu irmão gêmeo, padre Sérgio Paulo Machado. 

Em 1957, ingressou no Seminário São José, em Uberaba, onde cursou o primeiro e o segundo graus. É Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Divinópolis (MG) e Bacharel em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. 

Ordenado Presbítero por Dom José de Almeida Batista Pereira, Bispo de Guaxupé, em Coromandel, em 8 de abril de 1972. Exerceu, por dezessete anos, o ministério sacerdotal em Coromandel, entre diversos outros cargos. Cursou, por dois anos (1976 – 1977), na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde se especializou em Teologia Pastoral; fundou a Cooperativa Habitacional de Coromandel quando construiu, em parceria com o governo do Estado, 200 casas para famílias carentes; promoveu, em convênio com a Universidade do Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig), cursos profissionalizantes. Fundou associações e cooperativas e auxiliou, com captação de recursos, na construção de diversas obras populares.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x