19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em 40 anos, DEMa forma 1.700 engenheiros

Em 40 anos, DEMa forma 1.700 engenheiros

27/10/2012 12h45 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Em 40 anos, DEMa forma 1.700 engenheiros

O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar está comemorando 40 anos de criação neste mês de outubro e em novembro. Dessa forma, uma série de atividades estão sendo realizadas na Universidade, como apresentação de pôsteres com as pesquisas, e discussões sobre o futuro do departamento. E em novembro acontecerá homenagem ao professor idealizador do curso e também o lançamento da “Revista dos 40 anos”.

O curso de Engenharia de Materiais é o pioneiro da América Latina, e os professores são referências nacionais e internacionais na área, realizando pesquisas com três focos principais, polímeros, metais e cerâmica. Sobretudo, abordaremos na matéria que seguirá amanhã sobre os ex-alunos e que hoje ocupam posições relevantes nas indústrias e nas pesquisas. Além disso, o Prefeito Oswaldo Barba fez parte da primeira turma do curso.

Segundo o chefe de departamento e professor do curso de engenharia de materiais, Pedro Nascente, “ao longo dos 40 anos de existência, foram formados 1.700 engenheiros”. Ele diz que hoje em dia entram 80 alunos, e até algum tempo atrás entravam 60. Desses 80 que hoje entram, saem cerca de 66 e 70 formados. E a pós-graduação tem 150 alunos atualmente em nível de mestrado e doutorado, e é nível mais alto da Capes.

Atualmente são 42 professores, sendo referencia nacional e internacional, todos com doutorado e a maior parte feito no exterior. “Têm grandes produções acadêmicas e o nosso produto principal é o aluno formado”, ressalta Nascente.

As atividades realizadas foram o Workshop de Pesquisas com apresentação de pôsteres. E na parte da tarde foi feito uma mesa redonda “perspectivas para os 50 anos do DEMa”, na quarta-feira passada. E hoje tem um jantar para os professores e técnicos administrativos atuais, os aposentados e alunos e ex-alunos. E em novembro terá Outorga do título de Doutor Honoris Causa do Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, idealizador do curso de engenharia de materiais da UFSCar.

 

Algumas Pesquisas – no Workshop de Pesquisas pode-se destacar três áreas principais: metais, cerâmica e polímeros. Mas, dentro de cada área, tem-se o mesmo número de grupos de pesquisa.

Dentre eles, tem materiais utilizados não apenas na indústria, mas também na área de saúde, com aplicação em oftalmologia, por exemplo.

E na área de polímeros com fibras vegetais como a pesquisa de Alessandra de Almeida Luca, docente do DEMa, em um caso específico na região Amazônica “trabalhamos com plantas que tem o potencial de recuperar áreas degradadas”. E também, de acordo com Alessandra, os compostos poliméricos convencionais têm grande aplicação em materiais de construção e indústrias automotivas.

 

NOVIDADE

No mês de novembro, decorrente das comemorações do DEMa, será lançada uma publicação especial “Revista dos 40 anos”. Será uma publicação de fôlego, com mais de 50 páginas, com o objetivo de resgatar a parte histórica, mostrar a parte de ensino, pesquisa e extensão do departamento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Silvia
Silvia
11 anos atrás

as coisas boas de são carlos tem que ser mostradas mesmo, e a ufscar é uma delas … parabens aos estudantes e professores !

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x