28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Embrapa realiza Dia de Campo, no Valparaíso II

Embrapa realiza Dia de Campo, no Valparaíso II

11/07/2013 00h10 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Embrapa realiza Dia de Campo, no Valparaíso II

Na tarde desta terça-feira, 9, a Embrapa Instrumentação realizou um Dia de Campo no condomínio Valparaiso II, para divulgação do saneamento básico rural e instalação da fossa séptica biodigestora, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal.

 

Além da fossa séptica biodigestora, a chácara localizada no condomínio também recebeu o Jardim Filtrante, destinado ao tratamento da água cinza, proveniente de pias, tanques e chuveiros, como complemento ao sistema de saneamento básico na área rural.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável, José Galizia Tundisi, o evento foi de grande importância e mostra o empenho da administração no tratamento com o meio ambiente. “Um dos grandes problemas de saneamento acontece na zona rural. E essa tecnologia simples e efetiva resolve uma série de problemas, a idéia é levar para outras propriedades, é oferecer através dessas iniciativas, ações de baixo custo para a população”, disse.

O pesquisador da Embrapa, Wilson Tadeu Lopes da Silva, ressaltou a importância da parceria com os proprietários e disse que o objetivo principal é disseminar a tecnologia. “É um projeto de educação ambiental, que exige poucos recursos e gera qualidade e eficácia. Transformamos um problema em solução”, enfatizou o pesquisador.

 A Embrapa Instrumentação e a Prefeitura Municipal de São Carlos realizam ações conjuntas relacionadas ao saneamento básico rural, que incluem desde a parceria em eventos para discussão do tema e, principalmente, a utilização de tecnologias já disponíveis, de fácil manuseio e baixo custo.

A fossa séptica biodigestora é uma tecnologia desenvolvida na Embrapa, para o tratamento do esgoto sanitário gerado em residência rural. O sistema permite o tratamento do esgoto de forma simples, eficiente, barata e sem odores desagradáveis ou proliferação de insetos transmissores de doenças.

 

Ao final, o líquido tratado não é descartado em sumidouros, mas utilizado no solo como fertilizante, principalmente em pomares, aumentando a produtividade agrícola de forma ambientalmente adequada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x