17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escorpiões lideram ocorrências com peçonhentos

Escorpiões lideram ocorrências com peçonhentos

21/05/2013 11h01 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Escorpiões lideram ocorrências com peçonhentos

Um levantamento feito pela reportagem junto à Divisão Municipal de Controle de Zoonoses mostra que escorpiões lideram as ocorrências com animais peçonhentos no município. Outro dado relevante é o elevado número de pedidos para controle de infestações de ratos na cidade.

 

No ano de 2012 foi contabilizado o total de 88 ocorrências de controle a animais peçonhentos, 80 deles envolvem escorpiões. Até o mês de abril deste ano, a Divisão contabilizou 35 casos com o mesmo animal. O levantamento mostra sete ocorrências com aranha e uma com cobra no ano passado; neste ano foram cinco casos com aranhas e nenhum com cobras.

De acordo com o coordenador da Divisão Municipal de Zoonoses, Arlen César Pane, os números estão dentro da média mediante o tamanho da cidade. Ele ressalta que existem cuidados que podem controlar a ocorrência de escorpiões. “A primeira atitude é a limpeza, sem acúmulos de lixos domiciliares ou materiais de construção e móveis, que podem servir de abrigo para essas espécies. Além disso, é importante manter ralos e portas vedadas”.

Em caso de acidente com escorpiões ou aranhas a vítima deve limpar o local com água e sabão e procurar assistência médica. “Se possível, é importante levar o animal causador do acidente para auxiliar no diagnóstico”, fala Arlen.

 

RATOS – O registro de ocorrências com ratos foi de 274 em 2012, já neste ano o número está em 72 casos. Arlen alerta que ratos costumam aparecer em locais sujos, com lixo orgânico. “Problemas com ratos são fruto de objetos acumulados e sujeira, como restos de comida, por exemplo. O trabalho da Zoonoses tem sido feito para que esse tipo de problema seja solucionado, pois ratos são causadores de doenças”.

Ele orienta para que qualquer percepção de ratos, a Zoonoses deve ser informada. “Se constatada a presença do roedor, vamos até o local e fazemos a desratização”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x