28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estudantes da USP São Carlos se organizam para combater os efeitos da pandemia

Estudantes da USP São Carlos se organizam para combater os efeitos da pandemia

21/07/2020 08h54 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Estudantes da USP São Carlos se organizam para combater os efeitos da pandemia Foto: Divulgação / Domus

Alunos, professores e centros acadêmicos da USP estão se organizando para combater os efeitos deixados diariamente pela pandemia do coronavírus. Falta de acesso a itens básicos de higiene e alimentação, ausência de equipamentos para se comunicar e estudar, as grandes filas de pacientes aguardando atendimento e comunidades afastadas que necessitam de informações confiáveis.

Situações como essas foram motores de engajamento a diversas iniciativas de voluntariado nos campi da USP. A maioria delas se concentra em levar o conhecimento adquirido para fora dos muros da Universidade, aliando o desejo de ajudar à oportunidade de praticar o que aprendem em sala de aula.

Reunindo alunos na USP em São Carlos, o Projeto Domus busca melhorar a qualidade das moradias da ocupação “Capão das Antas”, região de São Carlos, interior paulista. O grupo de voluntários reforçou o revestimento interno de uma casa protótipo utilizando embalagens cartonadas, já que as moradias desses acampamentos são feitas de MDF com diversas frestas.

Os alunos, em sua maioria dos cursos de arquitetura e engenharia, instruíram os moradores dos cuidados a serem tomados para maximizar a durabilidade desse revestimento e mantiveram visitas periódicas à comunidade.

Com a pandemia da covid-19, não conseguiram dar prosseguimento ao revestimento das outras moradias dessa comunidade. Por isso, estão se concentrando na arrecadação de caixas Tetra Pak, divulgando a campanha pelas redes sociais e orientando sobre o armazenamento. Até o momento, a campanha já arrecadou mais de 3.800 caixas, mas a meta é chegar a 5.000 até o fim de julho, com as quais será possível revestir mais 10 casas de 9 m³.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x