19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté confirma dois casos de dengue

Ibaté confirma dois casos de dengue

28/02/2012 12h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ibaté confirma dois casos de dengue

Mesmo com a realização contínua de ações de prevenção contra a dengue, o município de Ibaté confirmou dois casos da doença no último mês. Mesmo assim, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da cidade continua desenvolvendo as ações com a comunidade.

Contando com a mobilização da população, as campanhas contra a doença continuam para que os casos sejam cada vez mais reduzidos. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Ibaté, no ano passado foram registrados 65 casos da doença no município, sendo que, nenhum caso grave. Para 2012, o departamento pretende realizar atividades maciças nas escolas da rede municipal abordando o tema com crianças do ensino fundamental.

Atualmente, Ibaté conta com um coordenador, quatro agentes de combate a endemias e mais de trinta agentes comunitários de saúde. Os agentes de combate realizam visitas de rotina nas residências, em imóveis específicos e pontos estratégicos. Além das atividades de bloqueio e nebulização. Já os agentes comunitários, realizam visitas de rotina e bloqueios mecânicos. Além disso, são realizadas, diariamente, visitas casa a casa, onde os agentes orientam a população sobre como evitar o acúmulo de água em recipientes que possam servir como criadouros do mosquito.

A enfermeira Ana Carolina Mendes Giangrossi, da Divisão de Vigilância, explica que no fim do ano passado a equipe realizou atividades no Complexo Esportivo Parrelão e em uma praça pública do Jardim Cruzado, onde crianças e adultos, de diversas faixas etárias, aprenderam sobre a importância da reciclagem e utilização de materiais como garrafas pet, caixinhas de leite, tampinhas de garrafa, para a confecção de brinquedos e objetos decorativos, buscando a orientação e conscientização da população a respeito da importância do recolhimento de materiais recicláveis. “Muitas vezes estes materiais estão no lixo, terrenos baldios, nos quintais de nossas casas e podem formar criadouros do mosquito e transmitir a doença”, comenta Ana.

Cuidados – A melhor maneira de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Sintomas – Alguns sintomas como febre alta associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo, coceira, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarréia, podem representar suspeitas da dengue. Neste caso, é necessário procurar atendimento médico imediato. Não tome nenhum medicamento em caso de suspeita de dengue.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
marcos
marcos
11 anos atrás

Nunca os agentes da dengue visitam o bairro encanto do planalto,tem funilaria de carros e oficina de caminhão.precisamos de uma visita nessa área,urgente!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x