17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Idosos reclamam de retirada de pontos de ônibus

Idosos reclamam de retirada de pontos de ônibus

18/05/2013 11h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Idosos reclamam de retirada de pontos de ônibus

Moradores da rua Conde do Pinhal, no Jardim São Carlos, entraram em contato com a reportagem do Primeira Página e reclamaram da retirada dos pontos de ônibus nas proximidades de suas residências. Os cidadãos alegam que os dois pontos retirados tinham mais de 40 anos e eles sempre foram acostumados a utilizá-los.

 

De acordo com Aparecida Ângela Sírio, moradora antiga da rua, desde a mudança de trânsito na nova rotatória da avenida Comendador Alfredo Maffei com as ruas Conde do Pinhal e Riachuelo, o ônibus deixou de passar no trajeto original. Segundo os moradores, a linha não passa mais na rua Conde do Pinhal, segue pela Alfredo Maffei até a rua Delfino Martins de Camargo Penteado, quando volta ao seu tradicional itinerário.

“A distância que temos que percorrer agora é muito difícil, pois a maioria das pessoas que utiliza a linha é idosa e tem dificuldades para caminhar, assim como eu, que preciso usar bengala. Se eu tivesse perna boa, caminharia até o ponto de ônibus tranquilamente, mas não tenho essa condição, infelizmente”, reclama Aparecida.

Outro passageiro da linha e também morador daquela região, Arthur Ferraz de Barros Junior, aponta que o coletivo era utilizado por muitos idosos para ir até supermercados, cemitério, Santa Casa, Casa de Saúde, Centro de Especialidades, bancos, entre outros.

“Muitos idosos utilizavam a linha, são senhores e senhoras de 68, 76 e até mesmo 93 anos que necessitam desses pontos para a locomoção. Como esses senhores irão fazer para pegar o ônibus em dias de chuva, por exemplo?”, questiona o morador.  

Outro problema apontado é a questão da segurança para pegar ônibus em outros pontos. “Desde que moro aqui uso essa linha. Agora tenho que andar uns cinco quarteirões para chegar até o mais próximo. Na hora de atravessarmos a Alfredo Maffei não temos segurança, precisamos pedir ajuda aos outros pedestres. Não estamos contra a mudança do trânsito, queremos apenas segurança e nossos pontos de volta”, fala Marci Helena Cerra, de 66 anos.

Para Delphino Martinhas Penteado, de 93 anos, a dificuldade é ainda maior, pois além da idade avançada, possui também problemas para andar. Ele acredita que a nova localização dos pontos, além de longe, é em lugar ermo e sem movimento, causando também insegurança aos passageiros.

 

OUTRO LADO

A prefeitura se posicionou a respeito da reclamação e, através de nota, informou: “A linha de ônibus Circular não está mais entrando pelo prolongamento da rua Conde do Pinhal, mas seguindo pela avenida Comendador Alfredo Maffei e descendo a rua Delfino Martins Penteado. O ponto de embarque e desembarque continua instalado em frente da creche Anita Costa, mas os usuários que usam o ônibus no trecho da rua Conde do Pinhal terão a opção de desembarcar na esquina da rua Delfino Martins Penteado. Com relação a falta de faixa de pedestres no cruzamento da rua Riachuelo com a Conde do Pinhal, a secretaria de Transporte e Trânsito informa que as mudanças ali foram implantadas parcialmente, uma vez que haverá a alteração na mão de direção das ruas Geminiano Costa e Jesuíno de Arruda, não permitindo que o motorista que estiver indo do shopping em direção ao Centro pela avenida Comendador Alfredo Maffei da cidade siga em frente, tendo que virar a direita pegando a rua Riachuelo.
Após a conclusão da mudança nesse trecho, toda a sinalização será providenciada, inclusive a pintura das faixas de pedestres naquele cruzamento”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x