30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Olimpíada Brasileira de Física premia alunos

Olimpíada Brasileira de Física premia alunos

01/03/2013 18h54 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Olimpíada Brasileira de Física premia alunos

Acontece neste sábado, 2, a partir das 10h, realiza-se no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) a cerimônia de entrega de prêmios aos melhores alunos da Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

A cerimônia, que será realizada no auditório do IFSC “Prof. Sérgio Mascarenhas”, contará com a presença de importantes pesquisadores da área, incluindo Euclydes Marega Jr. (docente do IFSC e coordenador da OBF), William Phillips (prêmio Nobel de Física 1997), Eric Cornell (prêmio Nobel de Física 2001), David Wineland e Serge Haroche (prêmio Nobel de Física 2012), Dudley Hershbach (prêmio Nobel de Química 1986), Daniel Kleppner (professor do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.)-EUA) e Alain Aspect (professor do Institut d´Optique-França).

Todos estão convidados a participar da cerimônia, que será gratuita e aberta ao público.

Sobre a OBF

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a estudantes do ensino médio e da última série do ensino fundamental, e sua primeira edição foi realizada em 1999.

Por meio da OBF, e com a colaboração do IFSC, a SBF elaborou um modelo para usar as olimpíadas intelectuais como incentivadores, despertando e estimulando o interesse pela Física, e também para melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino médio, nosso ensino com o de outros países.

O projeto OBF tem entre suas ações:

O estabelecimento de uma Secretaria localizado na sede da SBF, em São Paulo, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os Coordenadores Estaduais;

Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes, professores e escolas através da revista A Física na Escola, do portal da Internet e de cartazes e folhetos que são enviados a todas as escolas e professores cadastrados.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ANA LUIZA DAMSCHI
ANA LUIZA DAMSCHI
11 anos atrás

Hoje estive na premiação da USP, pois meu filho foi receber medalha, cinco prêmios Nobel, um professor do MIT e não vi imprensa fazendo cobertura.Isso é excepcional para o Brasil, trazem ciência conhecimento,mas infelizmente só aparece na imprensa quando trata-se de cantor sertanejo, jogador de futebol.Infelizmente isso não agrega valor nenhum ao pais.

Adélia
Adélia
11 anos atrás

Realmente as pessoas não dão valor a esse tipo de evento,o que a meu ver,perdem muito com isso! Foram cinco nobéis juntos! Perderam uma GRANDE oportunidade! Isso não é pra qualquer país não!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x