Parceria é o foco da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais
Para o secretário de Ciência e Tecnologia de São Carlos, Marcos Martinelli, o evento provoca um diálogo entre os municípios e aprimora a relação do poder público. “É um diálogo com a academia , com a educação. Temos aqui atividades que vão desde o ensino básico até seminários que estão na vanguarda do conhecimento”, afirmou. Para ele a troca de experiências favorece a utilização do conhecimento para melhorar a vida da população como um todo. “Todas as experiências apresentada de maneira lúdica gera na criança o despertar pelo conhecimento e é este conhecimento que irá alterar a rota de uma pessoa e também de uma comunidade”, disse Martinelli.
O deputado federal Newton Lima Neto (PT) afirmou estar radiante porque ao evento mostra a capacidade de São Carlos em produzir conhecimento e dividi-lo com inúmeras cidades, principalmente a do MERCOSUL. “O objetivo sempre foi mostrar que o conhecimento não esta à serviço das linhas de produção, mas para a melhoria da qualidade de vida. É isso que começamos mostrar de São Carlos para o MERCOSUL”, finalizou Lima.
Com o slogan “Inovação e Conhecimento a Serviço das Cidades”, a mostra também abrigará, além do seminário, a 8ª Feira Municipal do Conhecimento, a apresentação do prêmio Mercocidades, reunião do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Ciência e Tecnologia, além de atividades artísticas e culturais no próprio pavilhão São Carlos Exposhow, com shows de MPB, chorinho e samba rock, além dos shows com Paralamas do Sucesso, na quinta-feira (27) e Cidade Negra na sexta-feira (28), ambos na Praça do Mercado.
Outras edições – A 1ª e a 2ª Mostras de Ciência e Tecnologia foram realizadas em São Carlos em 2004 e 2005. A 3ª edição do evento aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, em 2007. A organização do evento espera um público de 20 mil pessoas, entre gestores públicos, acadêmicos e estudantes.