24 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos é referência internacional em pesquisa

São Carlos é referência internacional em pesquisa

18/08/2012 15h29 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos é referência internacional em pesquisa

Dados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da USP de São Carlos informam que somente no ano passado foram produzidas 25 pesquisas na área de saneamento, 9 de doutorado e 16 de mestrado. “São Carlos é referência na América Latina em pesquisas nessa área”, afirma o Profº Dr. João Sérgio Cordeiro, ex-presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia e professor da UFSCar, que explica: “O gargalo do saneamento hoje em dia não é mais de conhecimento do assunto”.

Na última quinta (16), o Instituto Trata Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivos informar, sensibilizar os cidadãos sobre o direito de acesso à coleta e tratamento de esgoto – divulgou os novos resultados do Ranking do Saneamento Básico, uma avaliação desse serviço realizado nas 100 maiores cidades brasileiras. Segundo o ranking, nessas cidades vivem 40% dos brasileiros (77 milhões de pessoas), sendo que mais de 31 milhões moram em lugares onde o esgoto não é coletado e corre a céu aberto.

Segundo Benedito Carlos Marchezin, presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade, atualmente São Carlos coleta 98% do esgoto, sendo que desses 98%, 85% é tratado, “e até novembro pretendemos alcançar os 100%”, afirma.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) 2,6 milhões de pessoas em todo mundo sofrem com as más condições de saneamento básico, e a cada 20 segundo uma criança morre vítima dessas condições.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x