Serviço Médico de Urgência da Santa Casa inaugura sala pra atendimento humanizado
O novo espaço conta com quinze poltronas e sete macas. Além de ter uma suíte de isolamento, para os pacientes com problemas como infecções gastrointestinais, catapora e herpes zoster. E um quarto de expurgo, onde todo o material contaminado, como fraldas e curativos, vai ficar armazenado, pra depois ser descartado.
A nova Sala Verde foi construída pra atender os pacientes menos graves. Estrutura bem diferente da que havia até então. Antes, os pacientes que recebiam as cores azul e verde pela classificação de risco, recebiam soro ou outras medicações na veia em poltronas e cadeiras colocadas numa sala improvisada ou em macas dispostas nos corredores.
A nova Sala Verde começa a funcionar no dia 19 de agosto. “Tudo foi pensado pra trazer mais conforto e segurança pro paciente, já que o ambiente em que ele vai ser atendido agora é mais apropriado. E com tudo feito de forma planejada, ganhamos agilidade e o número de atendimentos deve dobrar”, é o que explica o médico Marcelo Lourencini Puga, diretor técnico da Santa Casa de São Carlos.
Hoje, em média, 65% dos pacientes atendidos no Pronto-Socorro do hospital são classificados com as cores verde e azul.
A construção da Sala Verde é o primeiro passo para a reestruturação de todo o Pronto-Socorro da Santa Casa de São Carlos. A previsão é de que, até o fim do ano, o hospital comece as obras para reformar também as alas dos pacientes classificados com a cores amarela e vermelha e, assim, dobrar o número de leitos.
Pra entender – Atendimento organizado por cores
Quem chega ao Pronto-Socorro da Santa Casa passa por uma triagem da equipe de enfermagem e é classificado de acordo com a gravidade da queixa que apresenta. Azul é para aqueles pacientes que depois de avaliados, vão embora (caso de quem tem um resfriado ou vai apenas para renovar a receita médica, por exemplo). Pra essa classificação, o atendimento tem que ser feito em até seis horas. O mesmo tempo vale pra cor verde. A diferença é que, neste último caso, a pessoa precisa passar por exames e ser medicada.
As urgências clínicas (infarto, pneumonia e asma, por exemplo) recebem a cor amarela. O atendimento tem que ser feito em até uma hora.
E as urgências cirúrgicas (atropelamento, cólica renal e pacientes baleados, por exemplo) recebem a cor vermelha. Neste caso, o atendimento é imediato.