28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar sedia palestra sobre seleção de materiais para interiores de aeronaves

UFSCar sedia palestra sobre seleção de materiais para interiores de aeronaves

13/10/2014 19h11 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
UFSCar sedia palestra sobre seleção de materiais para interiores de aeronaves

O interior de São Paulo é o grande indutor do desenvolvimento espacial e da aviação no Brasil, através de polos espalhados pelo Estado. Na região de São Carlos, onde está localizado um dos campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) produz, na unidade instalada no município de Gavião Peixoto, interiores para aeronaves executivas, sendo a única fabricante do Brasil. 

Visando preparar profissionais que possam suprir essa demanda do mercado de trabalho da área de Engenharia, no dia 14 de outubro o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e o Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), ambos da UFSCar, promovem a palestra “Experiências em seleção de materiais para interiores de aeronaves executivas”. A atividade será ministrada por Celise Villa dos Santos, engenheira, mestre e doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar e especialista em Manufatura Aeronáutica pela Embraer, onde atuou na área de desenvolvimento de processos.

Serão abordadas as características do mercado de aviação executiva que influenciam na escolha dos materiais, os requisitos, etapas da seleção e processos de materiais utilizados, além dos desafios e oportunidades no uso desses materiais. A engenheira também aborda os desafios nesta área, como a redução de custo como forma de competitividade e o desenvolvimento de novos materiais ambientalmente mais sustentáveis que atendam as regulamentações governamentais.

A palestra acontece na Sala de Seminários do PPGCEM, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, às 16 horas. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados, mas principalmente direcionada aos alunos do segundo ano do curso de graduação em Engenharia Mecânica. Não há necessidade de realizar inscrição prévia e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8570.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x