5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Zé Maria anuncia demolição de quatro banheiros na orla do Broa em Itirapina

Zé Maria anuncia demolição de quatro banheiros na orla do Broa em Itirapina

28/01/2017 14h43 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Zé Maria anuncia demolição de quatro banheiros na orla do Broa em Itirapina

A Prefeitura de Itirapina demoliu este mês dois sanitários construídos na orla da Represa do Broa.  Um deles estava construído no local de reflorestamento ambiental, próximo à famosa mina na divisa com a Vila Pinhal. “Sua fossa negra estava extravasando e contaminando as árvores e lençol freático. Sem contar seu estado de destruição causando por vândalos que, inclusive furtaram até a caixa de água do mesmo”, afirma o prefeito José Maria Cândido (PMDB).

Zé Maria relata que outro sanitário, construído na orla da Praia das Pedrinhas, também foi demolido em razão de escoamento de seus detritos e dejetos na areia das praias, gramas e calçadão, também por causa de sua fossa negra estar deteriorada e inadequada para o local. “Sem contar também seu estado deplorável de destruição pelos vândalos”, comenta.

O prefeito anuncia que mais dois sanitários serão demolidos nos próximos dias. Um, perto do Posto de Saúde que se encontra muito deteriorado e com seus dejetos sendo lançados na grama, nas vias públicas e nas praias. “Nesse local aflorou uma mina de água que junto com o esgoto humano está causando grandes prejuízos ambientais e contaminação do lençol freático. Sua fossa séptica não atende mais a capacidade em razão da mistura da água da mina com os dejetos dos vasos sanitários. Devido às chuvas o mato não para de crescer. Corta-se hoje e na próxima semana está igual”, explica Zé Maria.

Outro sanitário a ser demolido é o de dois pavimentos.  Os vândalos o detonaram novamente. “Já foi reformado três vezes na gestão 2013/2016, assim como os demais, e na sequência os vândalos criminosos destroem tudo”!

Esse sanitário também está com problemas de vazamentos de sua fossa negra e prejudicando o lençol freático, contaminando gramas, vias públicas e praias. Esgoto está escorrendo pela lateral do mesmo. “Como se observa todos os 5 sanitários construídos ao longo das praias estão em local impróprio, ou seja, não estão ligados à rede coletora de esgoto e isso, faz com que os seus dejetos penetrem no solo contaminando praias, vias públicas, gramas e a água da Represa”.

O plano da Prefeitura, segundo ele, é efetuar a demolição de todos os sanitários que estão poluindo a Represa e no local instalar sanitários químicos que não lançam dejetos no solo.

“Portanto, enquanto a Portaria estiver efetuando a cobrança dos turistas, sanitários químicos serão instalados em distâncias menores e em locais mais apropriados, visando o atendimento do máximo das pessoas sem poluição da Represa e sem a ação dos vândalos criminosos.

Essas informações são prestação de contas à população que deseja saber os motivos da demolição desses sanitários poluidores e que estão causando danos ambientais às águas da Represa do Broa”, conclui Zé Maria.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x