21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Arte circense é uma boa opção de lazer e qualidade de vida

Arte circense é uma boa opção de lazer e qualidade de vida

03/09/2013 11h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Arte circense é uma boa opção de lazer e qualidade de vida

O mais comum é a arte imitar a vida, mas também acontece o inverso.  Há algum tempo começou a ser mais difundida uma expressão da arte cênica que havia perdido espaço, a arte circense. Pouco explorada é uma linguagem que permite dentro mais ramificações ainda, que vão do palhaço a acrobacia. Atualmente tem sido escolhida como atividade física por aqueles que não gostam das academias convencionais.

 

O Cirque Du Soleil foi um dos fatores que contribuiu para difusão do circo no Brasil. Atualmente no elenco do Cirque Du Soleil são aproximadamente 40 brasileiros trabalhando nos sete shows em turnê pelo mundo que atuam em diversas partes dos espetáculos, são atores e atrizes, e também capoeiristas, patinadores e skatistas.

A novela Fina estampa que passou na emissora globo em 2012 no horário nobre, tinha uma personagem que era artista de circo e Marcela Alencar, artista e professora na Trupe Uaah!, confirma que este fato “a divulgação da arte em mídias de massa tem contribuído muito para despertar o interesse na arte como pratica saudável , desde o inicio deste ano a procura por aulas aumentos cerca de 300%”

A artista ainda conta que “a pratica de técnicas circenses trabalha todo o corpo e a mente, pois as aulas consistem em alongamento, preparação física e aprendizagem de truques em aparelhos”. Os aparelhos utilizados para as aulas são o trapézio fixo a lira e o tecido acrobático o que exige dos alunos muita concentração, atenção, foco, disciplina e força. 

É uma atividade física que tonifica a musculatura o que ajuda a manter a auto-estima e o equilíbrio. Outro ponto a favor desta pratica é a coragem para superar limites. Marcela conta que não aceita que suas alunas simplesmente pensem que não são capazes de fazer acrobacias aéreas ela costuma dizer para suas alunas “Ainda não consigo, mas vou conseguir” .

A Trupe Uaah! oferece aulas de tecido, lira e trapézio fixo, todos aparelhos de acrobacia aéreas, e além disso, também trabalha com apresentações de espetáculos infantis, apresentação de números em eventos e oficinas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x