22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo Preto no Branco entra na reta final do ano a todo vapor

Grupo Preto no Branco entra na reta final do ano a todo vapor

07/10/2014 21h24 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Grupo Preto no Branco entra na reta final do ano a todo vapor

O grupo de teatro Preto no Branco traz mais um prêmio para as artes cênicas na cidade. Dessa vez o grupo foi contemplado através do concurso de apoio a projetos de produção de espetáculo inédito e temporada de teatro do Programa de Apoio a Cultura do Estado de São Paulo, o ProAc. Esta é uma premiação de R$80 mil para viabilizar a produção da peça A Sapateira Prodigiosa, de Federico Garcia Lorca.

Os Editais do ProAC funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Para cada edital, uma comissão analisa e escolhe os projetos vencedores. Os contemplados recebem o recurso pré-determinado no edital – que deve ser utilizado exclusivamente na realização do projeto. 

Juntos desde o colegial, no começo dos anos 2000, o Preto no Branco já colhe muitos frutos da determinação de seu trabalho.  No ano de 2013 o grupo foi premiado como melhor espetáculo adulto no 9º Festival Nacional de Teatro de Limeira. Fora isso, acumula algumas outras premiações pelos festivais que passaram. Para eles o mais importante é fazer a arte circular.

Atualmente o processo de criação para a montagem da sapateira exigiu a formação de uma equipe maior. Para isso convidaram o diretor de teatro Fabiano Lodi que é especialista no método de composição ViewPoint. Fernando Cruz, integrante do grupo, contou que ao convidar Lodi para ser o diretor da peça A Sapateira Prodigiosa, assim, assumiu a assistência de direção, explica que esse método de viewpoint é muito importante para a construção de uma nova versão da obra de Lorca.

Bruno Garbuio conta: “Começamos em janeiro a trabalhar este espetáculo, a chegada do Lodi foi fundamental e esse prêmio chegou em boa hora pois já estávamos precisando de recursos para dar continuidade no processo”.  Fabiano Lodi passou a estar com o grupo por mais tempo e transmitindo seu conhecimento.

Fernando Cruz acredita que esse espetáculo pode ser um dos primeiros legados do grupo e espera que com este “A partir dessa premiação muita coisa muda na vida do grupo. Conseguiremos nos regulamentar como profissionais da arte e concretizar o sonho de viver de teatro”. Além desse incentivo fiscal, o grupo está com a agenda cheia, principalmente para essa semana. No dia 07 fizeram uma participação na 4ª Semana da América Latina, na ocasião realizaram um cortejo pela universidade federal de São Carlos, convidando a todos para participar do Sarau de abertura da semana.

Ainda no mundo acadêmico o PB fará a abertura do Show de Talentos com a criação “Você é um sapo de fora”.  Esta música foi composta num exercício cênico, que é fruto da etapa de criação inspirada na obra “A Sapateira Prodigiosa” de Federico Garcia Lorca, cujo processo de montagem iniciou-se em 2014. “Você é um sapo de fora” foi elaborada a partir de práticas de composição, metodologia que vem sendo utilizada na montagem.  A apresentação acontecerá na quinta feira às 19 horas no auditório Sergio Mascarenhas, na USP.

 

Quem é?

Fabiano Lodi é diretor teatral. Tem formação em Teatro pelo CEART (Centro de Artes) da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Foi orientador artístico do Projeto Ademar Guerra, Programa Vocacional e Projeto Educacional SESI de Teatro Musical. Em 2012, premiado com bolsa do Ministério da Cultura, participou de atividades artísticas coordenadas pela SITI Company, em Nova York. Atualmente cursa o Mestrado em Artes no IA-Unesp, em São Paulo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x