8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Obras de Van Gogh são apresentadas de forma lúdica e poética

Obras de Van Gogh são apresentadas de forma lúdica e poética

22/09/2012 12h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Obras de Van Gogh são apresentadas de forma lúdica e poética

A Companhia Druw apresenta neste sábado, 22 no projeto Dança Rima com Criança do Sesc São Carlos a oficina “Gira Gira Girassol” e o espetáculo “Girassóis”. A oficina terá inicio às 10h e será preciso fazer inscrição na central de atendimento devido ao limite de vagas. A peça será a partir das 16h no teatro e a entrada é franca.

Com duração de duas horas, a oficina “Gira Gira Girassol” é uma vivência prática em movimento sobre o processo criativo do espetáculo “Girassóis” que utiliza as obras do grande artista Van Gogh.

“Van Gogh dizia que as pinceladas vinham como as palavras, rápidas, carregadas de emoção. Ele pintava sob fortes emoções. Na oficina buscaremos acessar essas emoções no movimento resgatando seu olhar sobre o fluxo de plantar e colher, no contraste claro e escuro”, conta a diretora, bailarina e coreógrafa da Cia. Druw, Miriam Druwe.

O espetáculo Girassóis de dança contemporânea foi criado inspirado nas pinturas de Van Gogh. Segundo Miriam o objetivo foi resgatar a obra do artista e transportá-la em movimento para o corpo. “Pensando nas obras ‘Camponeses’, ‘Comedores de Batata’ e ‘Semeadores’, segui como roteiro o fluxo de plantar e colher em corpos que pulsam pinceladas carregadas de emoções. Sua vida foi muito intensa entre luzes e sombras, uma vida complexa cheia de turbulências, mas acima de tudo um gênio, uma alma muito sensível”.

Sobre o processo de criação, Miriam afirma que foi um trabalho bastante intenso.

“Para criar esse espetáculo primeiramente estudamos muito a biografia do artista, as cartas que durante toda sua vida escreveu a seu irmão Theo Defini, as obras que nos serviriam de inspiração como ‘Girassóis’, ‘Noite Estrelada’, ‘Casa Amarela’, e esta última, que faria a introdução dos personagens dos quadros como ‘O Carteiro’, ‘O Escolar’e ‘Segatori’”.

Miriam ressalta que juntamente com Silvia Leblon fizeram um trabalho fundamental de clow onde puderam acessar estados emocionais que as levaram a compreender melhor a vida e obra de Van Gogh.

“Como o objetivo eram os Girassóis para as crianças, então a mensagem acabou ficando em suas palavras. ‘Fazer estudos é semear, fazer quadros é colher, trabalho em pleno meio dia, em pleno sol, sem sombra alguma e me alegro como uma cigarra’. Acabei escolhendo esse fluxo para o roteiro e acabamos colhendo Girassóis. Não quis enfatizar a tragédia da sua vida e sim a beleza iluminada da sua obra”, conta Miriam.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x