25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Aperte as contas e garanta todos seus direitos no INSS

Aperte as contas e garanta todos seus direitos no INSS

16/09/2013 22h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Aperte as contas e garanta todos seus direitos no INSS

O segurado que parou de contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve regularizar sua situação para não perder os direitos aos benefícios pagos pelo instituto.

 

Durante um período de até três anos, que varia de acordo com o tempo de registro na carteira o motivo da interrupção dos pagamentos, o segurado que não contribui com a Previdência mantém a chamada “qualidade de segurado”. Esse período permite que ele tenha direito à cobertura previdenciária, o que garante os benefícios.

Porém, quem já perdeu essa qualidade e decidiu voltar a contribuir terá que respeitar a “carência”, que é um período mínimo de contribuições exigido pelo INSS para voltar a ter direitos.

Pa quem vai pedir um auxílio doença, por exemplo, a carência é de 12 meses. Ao retomar os pagamentos, o segurado terá de contribuir com, pelo menos, um terço da carência, um total de quatro contribuições.

Segundo o advogado Rômulo Saraiva, outro problema é se o segurado que deixou de contribuir tiver uma doença quando não estiver mais sob a cobertura do INSS.

 

Ele poderá encontrar dificuldades para conseguir um auxílio-doença ao retomar as contribuições se o perito do INSS identificar que era uma doença pré-existente, ou seja, quem se manifestou enquanto ele não estava contribuindo.   

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x