5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Carteira de trabalho pode ser substituída por cartão eletrônico

Carteira de trabalho pode ser substituída por cartão eletrônico

24/01/2013 11h08 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Carteira de trabalho pode ser substituída por cartão eletrônico

Uma novidade para 2014 é a possível mudança da tradicional carteira de trabalho por um cartão eletrônico, de acordo com previsões do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Através desse novo cartão eletrônico o trabalhador poderá verificar toda sua vida profissional: certificar-se se a empresa depositou sua contribuição previdenciária, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o recolhimento do Imposto de Renda. Os empregados terão ainda acesso on-line aos locais e períodos em que trabalharam.

 

Para o advogado Augusto Fauvel de Moraes, essa mudança é interessante em dois pontos principais no quesito de segurança e cadastramento, além de facilitar a vida do trabalhador. “A mudança aumenta a fiscalização do trabalhador com segurança e transparência, além de futuramente facilitar a aposentadoria”.

Outro ponto que Moraes ressalta é que muitas pessoas perdem a carteira de trabalho e não têm as informações, deixando assim a própria situação complicada. “Esse novo modelo de carteira facilita a vida do trabalhador”. Ele explica que a carteira de trabalho é a garantia dos direitos assegurados na CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, e na Constituição.

Para Maurício Barreto, presidente do Sindicato dos Empregados Rurais de São Carlos, essa mudança da carteira de trabalho por um cartão eletrônico é muito benéfica, mas ele ressalta que no começo dará um pouco de trabalho aos empresários.

Porém, de acordo com Barreto, mais de 50% do setor rural já aderiu à tecnologia da carteira com chip que, dentre outros cuidados, zela por registrar de forma digital a vida do trabalhador e evita tentativas de fraudes.

Além disso, “para facilitar mais ainda a vida dos empresários e empregados do setor tem empresas que usam a tecnologia do cartão picado também. E os resultados são muito bons”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x