7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Comércio se prepara para inverno com cautela

Comércio se prepara para inverno com cautela

13/04/2013 12h33 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Comércio se prepara para inverno com cautela

O comércio de São Carlos já está com as vitrines completas de produtos da estação outono/inverno. Porém, os comerciantes, principalmente do setor têxtil, mantêm a cautela na hora de adquirir peças para o estoque, pois o risco de poucas vendas é iminente.

 

Como não é possível prever as condições climáticas para este inverno, se haverá temperaturas mais rigorosas e em longo prazo, os comerciantes optam em compras sem excesso e pelas peças mais procuradas por clientes.

O empresário César Trimer comenta que as primeiras compras de inverno foram realizadas em dezembro do ano passado para garantir mais opções de compra e prazo de entrega antecipado, chegando ao comércio entre os meses de fevereiro e março.

O gerente de vendas, Marcelo Edmar Aissa, diz que as vendas estão positivas, mesmo com as temperaturas altas e sensação de calor. Muitas clientes já estão se preparando para as compras de inverno e levando algumas peças em exposição. O mês de março fechou com o aumento de 22% nas vendas”, comenta.

Os comerciantes também adiantam que os custos das roupas de inverno subiram e elas estarão mais caras este ano. Porém ele não estima o percentual, pois vários fornecedores ainda estão encaminhando as notas de custos. 

As roupas mais pedidas para a estação do frio são as peças mais básicas e usadas anualmente, independente de moda e tendência, como agasalhos, calças, jaquetas, casacos, camisetas manga longa.

Como as peças são compradas direto com o fornecedor, as quantidades e variedades de peças precisam ser calculadas para atender todo período, para também não correr o risco da falta de produtos.

“Para uma compra mais certeira, é necessário atenção nas compras, pois muitos fatores devem ser levados em consideração, como público, preço e previsão do tempo”, explica Aissa.

Trimer conta também que em geral as roupas de inverno custam 80% a mais que as peças de verão e para o lojista os gastos com estação são 60% maiores do que a primavera/verão.

No final da estação, são inevitáveis as sobras e alternativas para evitar prejuízos são as liquidações de estoque ou armazenamento das peças para serem vendidas ao longo do ano.

Trimer explica que guardar as peças no estoque é uma boa opção de vendas a longo prazo, já que as peças de inverno saem o ano inteiro, mesmo fora de estação e como muitas pessoas, nas férias do final de ano, viajam para o exterior, procuram algumas peças. O saldo de estoque é menor que 20% no final da estação.

“É sempre bom ter peças de inverno no estoque, ao longo do ano, muitos clientes procuram à loja em busca de roupas para viajar”, destaca Trimer.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x