5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Mantega: Selic está mais adequada para estimular produção

Mantega: Selic está mais adequada para estimular produção

30/08/2012 16h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mantega: Selic está mais adequada para estimular produção

A taxa básica de juros, Selic, está num patamar mais adequado para estimular a produção no Brasil, afirmou nesta quinta-feira, 30, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acrescentando, no entanto, que os juros nos bancos ainda não estão em posição de estimular o consumo.

 

“Houve queda no spread que os bancos cobram no país… Porém ainda não estamos com uma taxa de juros adequada praticada pelos bancos”, afirmou Mantega, um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortar a Selic em mais 0,50 ponto percentual, para a mínima histórica de 7,50 por cento, para ajudar na recuperação da economia.

Em apresentação durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Mantega voltou a dizer que o país encerrará este ano com crescimento econômico anualizado de 4 por cento.

O ministro disse ainda que, nos últimos meses, o país enfrentou uma escassez de crédito porque havia temores relacionados à crise externa, o que acabou afetando o crescimento do país. Agora, acrescentou Mantega, já está havendo uma recomposição do crédito pelos bancos públicos, e ele espera que o movimento seja seguido pelo setor privado.

O Banco Central informou nesta manhã que o crédito total no Brasil subiu 0,7 por cento em julho ante junho, mas que a inadimplência havia registrado ligeiro aumento, indo a 5,9 por cento no mês passado, ante 5,8 por cento em junho.

O ministro, que participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, afirmou ainda que o governo continuará trabalhando por um real desvalorizado para aumentar a competição.

Na avaliação dele, que voltou a falar sobre “guerra cambial”, o Brasil sofria a competição “desleal” de outros países, mas o governo passou a praticar políticas de desvalorização cambial.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x