9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Batatinha quando nasce… Se esparrama pelo corpo

Batatinha quando nasce… Se esparrama pelo corpo

19/05/2014 18h53 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Batatinha quando nasce… Se esparrama pelo corpo

Divulgação

Deliciosas e versáteis, as batatas estão presentes no dia a dia no prato dos brasileiros.

 

Além da batata-inglesa e a batata-baroa (mandioquinha), existem outras opções, com propriedades diferentes e indicadas para cada tipo de pessoa. Na matéria de hoje você vai conhecer essas propriedades e entender porque a batata-doce se tornou tão popular entre os atletas e a yacón aos diabéticos.

Originárias dos Andes peruanos e bolivianos, as batatas são cultivadas há mais de 7.000 anos.  Além de serem fontes de energia, também possuem minerais e vitaminas em sua composição.  Outra boa notícia: Elas possuem triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que atua na sensação de bem-estar.

No entanto, os tubérculos e as raízes tuberculosas (a diferença está no lugar da planta onde se concentra a reserva de nutriente: nos tubérculos eles se acumulam no caule e, nas raízes do vegetal) são em sua maioria bastante calóricos e devem ser consumidos com moderação. Outro fator que deve ser levado em consideração nesse grupo, é o índice glicêmico, que indica a capacidade do alimento elevar rapidamente os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Por isso, uma dica que dou aos meus pacientes é evitar pôr a batata no prato junto com outros carboidratos, como arroz, pães e massas. As batatas estão muito bem acompanhadas quando cercadas de verduras, carnes magras e azeite, por exemplo.

 

Conheça as propriedades dos diversos tipos de batatas e outros tubérculos e raízes, tão presentes no nosso cardápio.

 

Batata Inglesa

Calorias por 100 gramas: 64

Valores nutricionais: Além de ser fonte de vitamina C, ferro, potássio e cálcio, a batata-inglesa é rica em carboidratos, fósforo e vitamina B6, indispensável para as reações metabólicas do organismo.

Modo de preparo: Pode ser preparada assada , cozida ou na forma de purê.

 

 

 

Yacón

Calorias por 100 gramas: 22

Valores nutricionais: O yacón possui frutano, um tipo de açúcar que não é absorvido pelo sistema digestivo e, portanto, não se acumula na corrente sanguínea. Em quantidades moderadas, é recomendada a diabéticos. É rico em fibras, potássio e carotenoides, antioxidante que combate os radicais livres.

Modo de preparo: O yacón é adocicado – tem sabor semelhante ao da pera. Por isso o ideal é consumi-lo cru.

 

Batata-doce

Calorias por 100 gramas: 118

Valores nutricionais: apresenta cálcio, ferro, vitamina A e C, e contém uma quantidade considerável de niacina, uma vitamina do complexo B que ajuda a elevar o colesterol bom. É indicada para quem pratica atividades físicas, pois, embora seja uma ótima fonte de energia, tem baixo índice glicêmico. Isso significa que a batata-doce libera açúcar na corrente sanguínea lentamente, o que evita acumulo de gordura e os picos de insulina no organismo.

Modo de preparo: Pode ser cozida, assada e também pode substituir a batata-inglesa na forma de purê.

 

Batata-baroa

Calorias por 100 gramas: 101

Valores nutricionais: Também conhecida por batata-salsa ou mandioquinha, a batata- baroa  é rica em fibras e no antioxidante carotenoide, além de apresentar fósforo, magnésio e vitamina A. Por ser de fácil digestão, é recomendada a crianças, idosos e pessoas que estão se recuperando de alguma cirurgia.

Modo de preparo: Assada, cozida ou na forma de purês. Também vai muito bem no preparo de sopas.

 

Mandioca

Calorias por 100 gramas: 151

Valores Nutricionais: a raiz tuberculosa conhecida por diferentes nomes e regiões do país – macaxeira, aipim ou mandioca – é grande fonte de energia, além de ser rica em fibras, cálcio e magnésio e no antioxidante carotenoide.

Modo de preparo: assada ou cozida.

 

Inhame

Calorias por 100 gramas: 97

Valores Nutricionais: Com baixo índice glicêmico, o inhame, ou cará, é fonte de cálcio, potássio, fósforo e vitaminas C e B6. Essa vitamina do complexo B, também conhecida como piridoxina, melhora a energia e a disposição. O inhame, possui ainda fitoestrógeno, de composição semelhante ao hormônio estrógeno. Por isso, assim como a soja ajuda a controlar os efeitos da menopausa.

Modo de preparo: assado ou cozido.

 

 

Nos encontramos na próxima semana com mais dicas sobre hábitos saudáveis.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x