9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!

Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!

05/05/2014 15h20 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!

Divulgação

Temos vários motivos para nos orgulhar do país em que vivemos, somos um povo alegre e de bem com a vida – transmitimos um calor humano e uma receptividade que não encontramos em lugar nenhum do mundo, como diz Jorge Ben Jor, realmente somos abençoados por Deus por termos uma fauna e uma flora tão diversificada.

 

O clima do Brasil permite a produção de todos os tipos de frutas tropicais e algumas delas proporcionam mais de uma safra por ano.

Estima-se que existam pelo menos 312 frutas tipicamente brasileiras. E isso porque muitas frutas tidas como “a cara do Brasil”, como a banana e a laranja não são naturais de terras brasileiras, mas se adaptaram muito bem ao nosso solo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cada indivíduo deveria consumir 100 kg de frutas por ano. Embora o Brasil seja considerado o terceiro maior produtor de frutas do mundo, sobrepondo-se a países como Estados Unidos, Itália e Espanha, o brasileiro consome somente 62 kg/habitante/ano.

Pensando nessa situação, como anda o seu consumo de frutas? Com toda essa diversidade, facilidade e preços acessíveis, nosso consumo deveria ser bem maior não é mesmo?

As frutas têm várias propriedades benéficas à saúde, são fontes de fibras, vitaminas e sais minerais, importantes para manutenção e bom funcionamento do organismo.

Alem disso, possuem propriedades antioxidantes, por serem ricas em vitaminas que previnem o envelhecimento celular, evitando o surgimento de varias doenças.

 

Vamos comer mais frutas

Quando converso com pacientes no consultório, sempre pergunto sobre a frequência do consumo regular de frutas. Me deparo quase sempre com a mesma resposta, as pessoas geralmente não comem frutas pela falta de hábito, pois a maioria das pessoas passaram a substituí-las por produtos industrializados.

Geralmente muitas pessoas acabam trocando as frutas por produtos industrializados devido à praticidade, mas vamos combinar que não há nada mais prático do que colocar uma fruta na bolsa e levar para comer trabalho, na hora do lanche e antes da academia, você concorda?

Além disso as frutas não possuem aromatizantes, estabilizantes, emulsificantes, presentes em quase todos os produtos industrializados.

 

Curiosidades

Morando em um país com uma vasta diversidade de frutas, não conhecemos várias frutas típicas das regiões norte e nordeste do país, com exceção do açaí, que conquistou o Brasil e o mundo por seu sabor peculiar e suas características nutritivas e antioxidantes.

 

Você já experimentou ou já ouviu falar nessas frutas típicas do norte e nordeste? 

 

Araçá: possui muitos minerais, como o cálcio, útil na prevenção à osteoporose; o fósforo, que favorece o descanso mental; e o ferro, que combate a anemia.

 

Cajá: é indicado para o cansaço mental, fadiga, estresse e insônia. É rico em fibras, carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C

 

Camu-camu: produzido na Amazônia, é uma planta que frutifica nos meses de novembro a março, apresentando a coloração vermelho-escura. Devido ao seu elevado teor de vitamina C e fibras, os habitantes da região costumam ingerir o suco da fruta para prevenção de gripes e resfriados.

 

Cupuaçu: encontrado em forma de polpa, por se tratar de uma fruta com casca dura. É rico em ferro, fósforo, proteína, vitamina C, B, B1, B2, B5, taninos e fibras.

 

Jambo: comum na região nordeste, o é encontrado nas cores vermelha, amarela e branca. Tem origem asiática e é rico em proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo e ferro.

 

Umbu: nativo das áreas menos chuvosas do Nordeste, contém entre seus principais nutrientes o ferro, potássio e a vitamina C, facilitando a eliminação de toxinas do organismo. A partir dele também é possível às abelhas produzir mel, de sabor bastante peculiar.

 

Portanto vamos criar o hábito de consumir mais frutas no nosso dia a dia, no café da manhã, nos intervalos entre o almoço e jantar e até mesmo como sobremesa. Nunca é tarde para melhorar nossos hábitos alimentares e qualidade de vida.

 

Vamos fazer contato! Continuem enviando e-mail para [email protected], com a participação dos leitores nossa página fica cada dia mais dinâmica e interessante.

 

 

Nos encontramos na próxima terça, com mais nutrição, saúde e beleza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x