28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ibaté: 24.117 eleitores escolhem entre Júnior Trevisan e Lu Spilla

Ibaté: 24.117 eleitores escolhem entre Júnior Trevisan e Lu Spilla

05/10/2013 13h29 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Ibaté: 24.117 eleitores escolhem entre Júnior Trevisan e Lu Spilla

No município de Ibaté, 24.117 eleitores estão aptos a eleger neste domingo, 6, o novo prefeito e o novo vice-prefeito, que vão administrar o município de novembro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. Poderão votar os eleitores inscritos no município até o dia 9 de maio de 2013, de acordo com a Resolução 288/2013, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE).

A nova eleição foi marcada porque o candidato mais votado, Alessandro Magno de Melo Rosa, e seu vice, Horácio Carmo Sanchez, ambos do PSDB, tiveram os registros indeferidos por realizarem propaganda institucional em período não permitido e por prática de abuso de poder econômico e político.

Concorrem às vagas de prefeito e vice-prefeito da cidade: Orlando Trevisan Junior, o Júnior Trevisan (PTB) e seu vice, Waldir Siqueira (PTB), que substituiu o antigo candidato, o prefeito interino João Siqueira Filho (PP); e Lucieni Spilla Ferrari (PSDB), a Lu Spilla, tendo como vice Nelson Dos Santos Hercoli (PMDB), o Nicola.

 

POSTOS DE VOTAÇÃO

Os eleitores ibateenses votarão hoje entre 8h e 17h, em 69 seções eleitorais, distribuídas em nove pontos de coleta de votos que funcionarão em nove escolas estaduais e municipais distribuídas por todas as regiões de Ibaté.

O município faz parte da 410ª Zona Eleitoral, da Comarca de São Carlos. Os eleitores votarão apenas uma vez na urna eletrônica e elegerão o novo prefeito e o novo vice-prefeito de Ibaté, que governará a cidade de 8 de novembro de 2013 até 31 de dezembro de 2016, portanto por pouco mais de 3 anos.

Os candidatos são o empresário Júnior Trevisan, apoiado pela coligação “Por uma Ibaté de Todos Nós” (PTB, PP, PT, DEM, PV, PSC, PR e PRTB), que tem como candidato a vice João Siqueira e a comerciante Lu Spilla, da coligação “Voltar Para Crescer” (PSDB, PMDB e PRB), que tem como vice Nicola Hercole.  A nova eleição vai ocorrer porque o prefeito eleito em 7 de outubro de 2012, Dr. Alessandro Rosa (PSDB) foi cassado pelo TER (Tribunal Regional Eleitoral) por abuso do poder político e econômico.

 

ESCOLAS

Na Escola Estadual Edésio Castanho, no centro da cidade, funcionam 11 seções eleitorais, onde votam 4.023 eleitores. Na Escola Estadual Fúlvio Morganti, também na região central, votam outros 3.824 eleitores em 11 seções. Na Escola André Donatoni no Jardim Nosso Teto, funcionarão 11 seções que vão coletar 3.660 votos.

No Jardim Encanto do Planalto, a Escola Estadual Orlando da Costa Telles oferecerá 8 seções, onde estão inscritos 2.607 eleitores. Na Escola Municipal Antonio Deval no Jardim Icaraí, 8 seções eleitorais deverão receber 2.973 eleitores.

Um total de 3.275 ibateenses tem direito de votar na Escola Municipal Jovina de Paula Pessente, no Jardim Mariana. Neste estabelecimento funcionarão 9 seções. Já na Escola Municipal Professora Alice Rossito Cervone no Encanto do Planalto, um total de 2.807 eleitores poderão votar em 8 seções.

Duas seções estarão captando 596 votos na Escola Municipal Vera Helena Trinta Pulcinelli, no Jardim Icaraí. Finalmente, na Escola Municipal Professora Maria Luiza Batistella Danieli, no Conjunto Habitacional Nelo Morgante, uma seção eleitoral tem 370 eleitores inscritos e com direito a voto. 

A chefe do Cartório da 410ª Zona Eleitoral, Meri Cristina Pivetta Deangelo, afirma que a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neusa Milori Freddi não receberá seções eleitorais nesta eleição. “Para este pleito esta escola não funcionará como posto de recepção de votos”, ressalta ela. Ela explica que todas as urnas foram revisadas na sua parte eletrônica. “Todas estão em funcionamento pleno, mas temos 10 urnas de reserva para substituir alguma delas, caso apresentem algum problema”.

 

GUARDA DAS URNAS

O juiz eleitoral de Ibaté, Milton Coutinho Gordo, que comanda o pleito municipal de 6 de outubro, disse que para evitar os questionamentos de violação dos votos eletrônicos como o ocorrido no ano passado, as urnas seriam guardadas no Fórum de Ibaté na noite de ontem (dia 5 de outubro) sob a guarda da Polícia Militar. Segundo ele,  as urnas só serão ligadas nas sessões eleitorais hoje, domingo da eleição (dia 6 de outubro) logo pela manhã, antes do início das eleições.

 

APURAÇÃO

A apuração das eleições deve começar logo que as urnas utilizadas nas eleições de Ibaté cheguem à sede da 410ª Zona Eleitoral. Com início previsto para 18h, a apuração deve terminar por volta de 18h20 ou 18h30.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x