28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Audiência Pública discute situação da política de gerenciamento de resíduos sólidos e ecopontos

Audiência Pública discute situação da política de gerenciamento de resíduos sólidos e ecopontos

A audiência foi solicitada pelo vereador Djalma Nery (PSOL), que a presidiu

29/02/2024 13h06 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Audiência Pública discute situação da política de gerenciamento de resíduos sólidos e ecopontos

A Câmara realizou, na última quarta-feira (28), uma audiência pública para discutir a situação da política de gerenciamento de resíduos sólidos e ecopontos de São Carlos. A audiência foi solicitada pelo vereador Djalma Nery (PSOL), que a presidiu.

Participaram do debate vereadores, representantes da Prefeitura Municipal, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além de integrantes da sociedade civil. Entre os presentes, estavam o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Junior Zanquim; a Secretária-Adjunta de Meio Ambiente Josiane Brambilla; o presidente do SAAE, Mariel Olmo; o presidente da PROHAB, Rodson Magno do Carmo; a Dirigente Regional de Ensino, Debora Gonzales Costa Blanco e a vereadora Professora Neusa (Cidadania).

Mariel destacou que a audiência foi bastante produtiva. “Sabemos que tem muita coisa a ser melhorada, esperamos estabelecer o mais rápido possível a normalidade nos ecopontos. Também implementar novas políticas públicas, com monitoramento e acompanhamento junto à Guarda Municipal. Estamos investindo na reforma dos ecopontos e acreditamos que, dentro de 90 dias, iremos entregar os locais prontos para a população realizar o descarte de forma adequada”.

Para Zanquim, o balanço da audiência é positivo. “A discussão é importante para a sociedade, que juntamente com o poder público pode trazer sugestões de melhorias para contribuir com a nossa atuação. A Secretaria está engajada para melhorar os processos e serviços oferecidos à nossa sociedade”.

Já Djalma a audiência foi importante e teve encaminhamentos concretos do SAAE e da Prefeitura. “Vamos cobrar alguns encaminhamentos, como a reativação da usina de reciclagem de entulhos, que deve ser reinaugurada em 30 dias, segundo o presidente da PROHAB. Além disso, a construção do ecoponto do Jardim Ipanema que está prevista para acontecer em até 120 dias. A reforma do ecoponto do São Carlos VIII que está prevista para ser concluída em 25 dias. Essas ações vão ajudar muito na política de resíduos de São Carlos.

De acordo com Debora, a audiência marcou o início dos trabalhos dos Embaixadores Ambientais em 2024. “Foi uma oportunidade de compreensão dos problemas de nossa cidade e conhecimento das propostas de soluções apresentadas pelo poder público.
Também foi um momento de reflexão sobre a participação da sociedade na preservação do meio ambiente”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x