26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Dom Paulo recebe título de Cidadão Honorário

Dom Paulo recebe título de Cidadão Honorário

25/09/2014 12h42 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Dom Paulo recebe título de Cidadão Honorário

O Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, celebrou os 25 anos de seu episcopado e recebeu o título de “Cidadão Honorário do Município” das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, nesta quarta-feira, 24, em solenidade realizada na Catedral de São Carlos Borromeu.

A concessão do título foi oficializada pelo Decreto Legislativo 47, de autoria do ex-vereador Roberto Mori Roda e aprovado por unanimidade na legislatura passada. A homenagem reconhece a relevante contribuição de Dom Paulo Sérgio às causas religiosas e sociais em São Carlos. 

A cerimônia, ao final da Liturgia Eucarística em ação de graças, foi prestigiada pelo prefeito Paulo Altomani,pelo vice-prefeito Cláudio Di Salvo e pelos vereadores Walcinyr Bragatto, Laíde Simões, Rodson Magno do Carmo, Roselei Françoso e Ronaldo Lopes.Também estiveram presentes a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara,Diana Cury, o ex-deputado Lobbe Neto e o representante do deputado Newton Lima Neto,Fabiano Castilho. Em breve pronunciamento, Marquinho Amaral declarou que ao atribuir o título de “Cidadão Honorário” o Poder Legislativo interpreta o sentimento da comunidade são-carlense que reconhece a atuação de D.Paulo Sérgio e enaltece a grandeza de seu trabalho pastoral.

 

Paz e Solidariedade – Dom Paulo Sérgio Machado, de 68 anos, é Bispo de São Carlos desde 2006. Natural de Patrocínio (MG), filho de João Olímpio Machado e Maria Rabelo, tem sete irmãos, um dos quais é seu irmão gêmeo, Padre  Sérgio Paulo Machado. Em 1957, ingressou no Seminário São José, em Uberaba, onde cursou o primeiro e o segundo graus. É Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Divinópolis (MG) e Bacharel em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Ordenado Presbítero por Dom José de Almeida Batista Pereira, Bispo de Guaxupé, em Coromandel, em 8 de abril de 1972. Exerceu, por dezessete anos, o ministério sacerdotal em Coromandel, entre diversos outros cargos. Cursou, por dois anos (1976 – 1977), na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde especializou-se em Teologia Pastoral; fundou a Cooperativa Habitacional de Coromandel quando construiu, em parceria com o governo do Estado, 200 casas para famílias carentes; promoveu, em convênio com a Universidade do Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig), cursos profissionalizantes. Fundou associações e cooperativas e auxiliou, com captação de recursos, na construção de diversas obras populares.Foi nomeado Bispo de Ituiutaba no dia 26 de julho de 1989 com o lema “Opus Solidarietatis Pax” (A Paz é fruto da Solidariedade). Em 22 de novembro de 2006, foi eleito pelo Papa Bento XVI como 6º Bispo Diocesano de São Carlos. Nesta diocese realizou várias atividades: Abertura do Seminário Menor em Araraquara; Reforma do Seminário Maior da Filosofia em São Carlos (na ocasião visita do Núncio Apostólico no Brasil – Dom Lorenzo Baldisseri); realizou a reforma da Cúria; construção da capela na Casa de Nazaré; criou dois santuários, entre diversas outras ações.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x