28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Novo líder do governo no Senado foi citado na Lava Jato

Novo líder do governo no Senado foi citado na Lava Jato

28/04/2015 14h20 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Novo líder do governo no Senado foi citado na Lava Jato

Confirmado pela presidente Dilma Rousseff como novo líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS) teve seu nome citado no curso das investigações da Operação Lava Jato. Contudo, ele não virou alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto disse ter ouvido dizer que, quando Delcídio era diretor de Gás e Energia da estatal, entre 2000 e 2002, o atual senador teria recebido valores supostamente ilícitos da empresa francesa Alstom.

Em parecer enviado ao STF no início de março, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, considerou como “muito vagas” as declarações de Costa e recomendou não dar prosseguimento a uma investigação formal contra o petista.

O ministro Teori Zavascki, relator dos casos da Lava Jato no STF concordou com a posição do Ministério Público de arquivar as apurações contra Delcídio. 

Alvo da Lava Jato no Supremo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criticou Rodrigo Janot por não ter incluído o petista na lista de investigados.

Em março do ano passado, logo após a deflagração da operação policial, Delcídio e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), envolveram-se numa troca de acusações pública sobre a indicação do ex-diretor da Área Internacional da estatal Nestor Cerveró, atualmente preso.

Em tom de ironia, Renan disse que Delcídio não indicou Cerveró para “roubar a Petrobras”. Delcídio rebateu o peemedebista, atribuindo a ele o apadrinhamento de Cerveró.

O ex-diretor está no centro da polêmica em torno da compra da refinaria de Pasadena (EUA). Foi ele o responsável pelo parecer considerado pela presidente Dilma Rousseff tecnicamente falho, em nota enviada ao Estado. 

O Tribunal de Contas da União apontou um prejuízo de U$S 792 milhões na compra da refinaria, mas não incluiu Dilma, presidente do conselho de administração da estatal na época da operação, entre as responsáveis pela transação. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x