28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Pré-candidatos tentam quebrar tabus nas eleições municipais

Pré-candidatos tentam quebrar tabus nas eleições municipais

Reeleição, vereador se eleger prefeito, partido, enfim, há uma gama de tradições que os atuais postulantes terão de superar

04/08/2020 06h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Pré-candidatos tentam quebrar tabus nas eleições municipais Fotos: Reprodução

A eleição municipal de 2020 traz uma série de tabus que os pré-candidatos a prefeito terão de quebrar, para vencer a disputa eleitoral e despachar no Palácio Sesquicentenário a partir do ano que vem. Entre as principais estão: após a redemocratização apenas um prefeito se reelegeu; nenhum vereador se elegeu prefeito e um partido político muda seu candidato pela primeira vez.

REELEIÇÃO – Após a redemocratização, apenas Newton Lima (PT) conseguiu se reeleger em 2004. A possibilidade de reeleição começou a valer nas eleições de 2000, quando Dagnone de Melo não obteve êxito contra o próprio Newton Lima. Já em 2012, o então prefeito Oswaldo Barba (PT), candidato à reeleição, foi derrotado por Paulo Altomani (PSDB). Na última eleição, em 2016, Altomani foi derrotado por Airton Garcia (PSL). Caso seja confirmado como candidato, Airton terá a chance de entrar na galeria de prefeitos que se reelegeram.

VEREADOR – De acordo com o jornalista Cirilo Braga, nenhum vereador no exercício do cargo conseguiu se eleger prefeito após a redemocratização. “Houve dois ex-vereadores que se elegeram prefeitos de São Carlos pós-período militar: Neurivaldo José de Guzzi (1989-1992) e Rubens Massucio Rubinho (1993-1996). Ambos foram vereadores nos anos 1970”, salientou Cirilo. Em 2020, os vereadores Julio Cesar (PL) e Leandro Guerreiro (Patriota), além de Sergio Rocha (PTB) e Chico Loco (PSB), estão dispostos a quebrar a escrita e mudar de endereço, da Rua Sete de Setembro para a Episcopal, em 2021.

PARTIDO – Após 28 anos, o PSDB terá um candidato a prefeito de São Carlos novo: Netto Donato. Entre 1992 e 2016, ou seja, por sete eleições consecutivas, a legenda teve Paulo Altomani como candidato ao comando do Executivo são-carlense. Ele saiu-se vitorioso em 2012, tendo perdido a reeleição em 2016. Portanto, neto Donato tentará ser o outro tucano eleito prefeito de São Carlos.

OUTROS NOMES – Por outro lado, outros concorrentes brigarão para que esses tabus se mantenham como estão. É o caso de Antônio Sasso (Podemos); Deonir Tofollo (Solidariedade); Erick Silva (PT); Marina Melo (PSD) e Ronaldo Mota (PSOL).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x