31 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeitura recebe proposta para revisão do Plano Diretor

Prefeitura recebe proposta para revisão do Plano Diretor

01/11/2013 11h05 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Prefeitura recebe proposta para revisão do Plano Diretor

A secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Carlos, Lauanna Campagnoli, juntamente com outros secretários, diretores e funcionários, acompanhou na manhã desta quinta-feira, 31, no auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal, a apresentação de proposta para a revisão do Plano Diretor do município.

 

A proposta é resultado de estudo realizado por equipe do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU – USP), com coordenação geral da doutora do IAU, Eulália Portela Negrelos, a partir de contrato estabelecido entre Prefeitura e Universidade.

Lauanna Campagnoli explicou que a apresentação representou o primeiro contato da atual gestão com o trabalho realizado pelo IAU. “Consideramos o estudo de altíssima qualidade, com assuntos que já estão sendo discutidos internamente”. A secretária ressaltou que o trabalho será usado como base para a revisão do Plano Diretor da cidade, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (COMDUSC). “Definiremos, agora, os próximos passos para efetivar a revisão, inclusive com a ampliação da participação popular nas decisões”, adiantou.

Segundo a professora Eulália, a proposta consolida tendências e análises físicas e ambientais. “O que apresentamos é baseado na realidade que a cidade vive, procurando dar um caráter operativo para as propostas e indicar caminhos para a Prefeitura efetuar a revisão”.

A professora ressaltou que o Plano Diretor vigente, de 2005, já orienta uma expansão urbana para as regiões Norte e Oeste (região do Campus 2 da USP). “Fizemos uma ampliação para o conceito de área de expansão urbana e quando  cruzamos as variáveis, vimos que o crescimento tem uma viabilidade imensa para essas áreas, com seis mil hectares passivos de urbanização”, projetou. 

A partir da proposta apresentada pelo IAU, a prefeitura deve propor um processo público de discussão, elaborar projeto de lei e encaminhar para a Câmara Municipal, onde será votado.

 

Também acompanharam a apresentação a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, o procurador geral do município, Waldomiro Bueno de Oliveira, o diretor presidente da Prohab, Mauro Luiz Moraes, o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, o chefe de gabinete da Habitação, Mauro Augusto Demarzo, além de diretores e representantes das Secretarias de Transporte e Trânsito, Serviços Públicos e Obras Públicas. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x