5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Governo deve anunciar plano para custos com térmicas

Governo deve anunciar plano para custos com térmicas

13/03/2014 14h43 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Governo deve anunciar plano para custos com térmicas

Os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia devem anunciar nesta quinta-feira, 13, um plano para solucionar o problema de caixa das distribuidoras de energia que tem sido impactado pelos elevados gastos com a compra de energia de termelétricas e com a exposição ao mercado de curto prazo, segundo duas fontes do governo.

 

Segundo uma das fontes, o anúncio deverá ocorrer na tarde desta quinta no Ministério da Fazenda, em horário ainda não definido.

O plano envolve pelo menos dois itens. Como o governo vai cobrir o aporte, decidido na sexta-feira passada, de 1,2 bilhão de reais da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) às distribuidoras de energia, e como a CDE funcionará ao longo do ano, disse uma terceira fonte, esta próxima ao setor privado, com acesso a parte das discussões.

A expectativa é que o Tesouro banque uma parte do gasto adicional gerado pela cara energia de térmicas e o restante seria coberto por reajuste de tarifas das distribuidoras.

Na quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com o ministros Guido Mantega (Fazenda) e Edison Lobão (Minas e Energia) para tratar do assunto.

A liberação de 1,2 bilhão de reais às distribuidoras foi definida pelo governo federal na sexta-feira passada para cobrir a compra de energia de térmicas em janeiro.

 

Na quarta-feira, o secretário-executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que a liberação de 1,2 bilhão de reais da CDE para as distribuidoras será pago pelos consumidores em até cinco anos. (eportagem adicional de Patrícia Duarte)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x