5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > A psicologia ‘fora de casa’ é tema de simpósio na Unicep

A psicologia ‘fora de casa’ é tema de simpósio na Unicep

01/09/2014 17h59 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
A psicologia ‘fora de casa’ é tema de simpósio na Unicep

Na última semana (de 25 a 29 de agosto), a Unicep realizou o V Simpósio de Psicologia. O evento reuniu alunos de todos os períodos em palestras, mini cursos, apresentação de trabalhos e apresentação teatral. Sob o tema “Psicologia ‘fora de casa’: Novos encontros de uma ciência em expansão”, o simpósio trouxe diversos profissionais à Instituição para trocarem experiências com os alunos. 

O Dr. Jonas Fernandes Gamba apresentou o tema “Psicologia aplicada ao esporte: perspectivas e áreas de atuação”. De acordo com o psicólogo: “Nessa fase da graduação, os alunos estão experimentando diferentes áreas, se decidindo pelo qual eles querem atuar e meu objetivo, com a palestra, é fornecer as demandas, àqueles quem optarem pela área de psicologia, que irão encontrar durante a prática”.

O Psicanalista e Psicólogo, MS. Emmanuel Nunes de Mello, debateu o tema “Do elixir ao tóxico: as novas formas da drogadição”. Segundo Emmanuel, o tema da drogadição e da dependência química é fundamentalmente de saúde publica. “A minha proposta é justamente pensarmos esse problema para além de toda a informação, que às vezes recebemos de maneira assustadora da mídia e com pouca esperança de tratamento. E afirmar o papel da psicologia e da psicanálise é extremamente útil no tratamento das pessoas que têm esses transtornos.”, explicou.

Os alunos também participaram das apresentações. Os professores convidaram alunos, que têm pesquisas em diversas áreas, para apresentarem esses materiais aos outros alunos. Foi o caso de Stefanie Landi Reith e Camila Garcia Zanca que apresentaram suas pesquisas: “A Camila começa mostrando sobre a atuação do Psicólogo em empresas e organizações e depois eu entro mais focada na diversidade dentro das empresas”, contou Stefanie.

“É uma oportunidade muito rica de trocar com os jovens, com o pessoal que está começando agora na ciência e na prática da psicologia. Pra gente, também, é importante ensinar e aprender com novas visões.”, declarou Camila.

O aluno Gabriel de Oliveira Zin trouxe para o simpósio uma apresentação teatral em forma de comédia, que contava a história de uma psicóloga e a maneira de como ela lidava com os pacientes. A apresentação da personagem chamou a atenção dos alunos para que pensassem nas possibilidades clinicas que encontrarão no futuro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x