16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos recebem premiação da Olimpíada de Matemática

Alunos recebem premiação da Olimpíada de Matemática

31/05/2012 08h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Alunos recebem premiação da Olimpíada de Matemática

No dia 2 de junho, ocorre em São Paulo a cerimônia de premiação dos medalhistas da sétima Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2011. Foram cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.

A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Começou em 2005 e vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da matéria entre alunos e professores de todo o país.

Em São Carlos, escolas municipais e estaduais participaram da competição no ano passado e obteve o número de quatro alunos com a medalha de outro, cinco com a medalha de prata e mais cinco com o bronze. Entre os vencedores da medalha de prata está o aluno da sétima série da EMEB Carmine Botta, Alex Shisller da Silva Pinto de 12 anos. Além da medalha, o estudante ganhou uma bolsa de estudo concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). As aulas começam a partir do dia 16 de junho no Campus I da Universidade de São Paulo, em São Carlos.

Alex demonstra-se feliz e orgulhoso com a premiação, e diz que a preparação para prova foi intensa utilizando-se livros, simulados e um banco de dados como complemento dos estudos. “Eu esperava ganhar uma medalha, mas não estava com muita esperança. A segunda fase foi mais difícil, as questões eram dissertativas”, comenta o estudante.

São emitidos também os certificados de Menção Honrosa para os alunos participantes e excluídos das medalhas de ouro, prata ou bronze que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF) e os demais, alunos com maior pontuação nacional, em cada um dos três níveis.

O estudante Lauder Leal dos Santos, da sexta série da EEPSG Jesuíno de Arruda recebeu a Menção Honrosa por sua participação nas Olimpíadas e foi contemplado com uma bolsa PIC.

A professora Ires Dias, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, explica que os alunos medalhistas ganham uma bolsa do PIC Jr. no valor de R$ 100,00 mensais por 10 meses e que obrigatoriamente estejam matriculados em escola pública. Podem ainda ter alguns alunos com menção honrosa convidados a cursar o programa de Iniciação Científica, mas sem bolsa.

“O conteúdo dos estudos são de matemática que normalmente não fazem parte do conteúdo dado em sala de aula ou, que fazem parte mas são dados com um outro enfoque. Este material é enviado pela Coordenação Nacional e é o mesmo no Brasil inteiro. Para cada nível e multiplicidade (quantidade de vezes que o aluno foi medalhista) o material é específico”, ressalta a professora.

A primeira fase 8º OBMEP de 2012 ocorre no próximo dia cinco de junho para alunos de escola públicas inscritas na competição.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x