26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cantinho Fraterno guarda histórias de vida e afeto

Cantinho Fraterno guarda histórias de vida e afeto

14/07/2012 16h11 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cantinho Fraterno guarda histórias de vida e afeto

Há cinco anos, Odair Aparecido Rodrigues de 69 anos mora no asilo Cantinho Fraterno, e é com muita felicidade que ele afirma seu endereço. Na Instituição conheceu sua segunda família, os funcionários e voluntários, que por muito afeto e dedicação passou a considerar como primeira família. Ele se diz muito satisfeito no lar onde vive, pois recebe todos os cuidados e atenção necessária para idade. Neste período convivência há muitas histórias para ser contadas, e depois guardadas no coração. Sua família biológica foi encontrada e contatada pela assistência social do asilo, mas senhor Odair se recusou a ir morar na capital, junto a eles. “Se quiserem eles que venham me visitar, daqui eu não vou embora. Minha família está aqui e é aqui que eu vou ficar”, finaliza Rodrigues.

 

A casa Cantinho Fraterno é uma instituição não governamental que atende e cuida de idosos. O asilo foi fundado em 05 de maio de1922, em terras doadas por Dona Maria Jacinta, a qual fez a doação com o fim especifico para a criação de um asilo, sendo uma Obra Unida da Sociedade São Vicente de Paulo.

Atualmente a casa abriga 40 idosos, sendo 18 mulheres e 22 homens. Muitos foram deixados pela família, mas poucos recebem alguma visita de parentes, outros já estão abandonados e só possuem o carinho dos funcionários e voluntários.

O asilo já chegou abrigar mais de 100 idosos, porém hoje o limite estabelecido fechou em 42 vagas devido o comprometimento físico e mental dos moradores que necessitam de atendimento especial e personalizado.

Atualmente o quadro de funcionários é composto por 43 pessoas e nove voluntários, e há uma grande necessidade que novos voluntários ajudem em atividades de organização e atendimento.

O Cantinho Fraterno se mantêm de doações, financeiras e materiais, além dos benefícios de idosos. Também há verbas provenientes de subvenções municipais, estaduais e federais. Doutor José Evandro, é o médico cedido pela Prefeitura, com carga horária de 20 horas semanais, atendendo as segundas, quartas e sexta, mas se necessário permanece a disposição para qualquer eventualidade.

Os idosos recebem diariamente atendimento de fisioterapia, nutricionista e terapia ocupacional, atendimentos estes que são feitos em grupos e individuais dependendo o grau de dificuldade de cada morador. São realizadas atividades de colagem, pintura, yoga, musico terapia, artesanato, bijuterias, com base nas habilidades humanas, convivência social, aspecto motor e psico-social, afetividades entre outras.

São realizados alguns passeios mensais com os moradores, como ao Museu da Tam, Shopping Iguatemi, restaurantes da cidade e o Parque ecológico.

Além da necessidade financeira, e de uma reforma urgente, a instituição possui um quadro que é atualizado semanalmente com as necessidades. Para fazer alguma doação ao Cantinho Fraterno é preciso ligar no asilo para que os atendentes informem as necessidades da semana. O Cantinho Fraterno recebe visitas todos os dias das 14h às 17h.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x