5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Chuvas causam transtornos e prejuízos em São Carlos

Chuvas causam transtornos e prejuízos em São Carlos

22/10/2013 23h02 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Chuvas causam transtornos e prejuízos em São Carlos

Um forte temporal de aproximadamente 2h20, no final da tarde desta terça-feira, 22, em São Carlos, trouxe danos e provocou alagamentos em vários pontos. A zona leste foi a mais atingida.

De acordo com a Defesa Civil a enxurrada invadiu casas e comércios no Centro da cidade além de derrubar árvores, muros, mureta dos córregos. Na avaliação prévia do chefe da Defesa Civil, Pedro Fernandes Caballero, choveu 105 milímetros.

“Os córregos Gregório e Tijuco Preto que foram os mais afetados pela tromba d’água. O Azulville também foi bastante atingido com perto de 20 casas inundadas e cerca de 40 carros danificados”, afirmou Caballero por volta das 20h.

No centro, na rua Sete de Setembro foi tomada pela enchente e carros e moto chegaram a ser arrastada pela enxurrada. Na rua Geminiano Costa entre os cruzamento com a rua Dona Alexandrina e rua José Bonifácio ficou completamente tomada pela água, que atingiu cerca de 90 cm de altura. Aproximadamente 28 lojas ficaram inundadas na região.

No Mercado Municipal, a água atingiu três corredores, além da entrada principal em frente a praça. Os lojistas tiveram de recolher os produtos e coloca-los em lugar mais alto para evitar perdas. A chuva foi tão forte que levantou até o calçamento da Praça do Mercado.

A mesma sorte não teve boa parte dos camelôs na Avenida Comendador Alfredo Maffei. Os mais atingidos foram as barracas que ficam voltadas para o córrego Gregório. Os prejuízos não haviam sido calculados momentos após a chuva cessar.

Um pouco adiante na mesma avenida no cruzamento com a rua Rui Barbosa, um estacionamento de revenda de veículos, teve um prejuízo total dos veículos que ficaram parcialmente submersos. Um do Fiat Palio que estava estacionado do lado de fora, foi arrastado e caiu dentro do córrego sendo levado em direção ao Mercado Municipal.

Outro veículo, um Ford Ká que também estava do lado de fora foi arrastado pela força da água e também quase caiu dentro do rio.

Estabelecimentos comerciais e casas próximos ao cruzamento avenida Comendador Alfredo Maffei com a rua Visconde de Inhaúma ficaram alagados. Após a tempestade, os moradores e comerciantes iniciaram a limpeza dos imóveis.

Na região da CDHU, várias ficaram ruas alagadas. Na Avenida Getúlio Vargas, um letreiro de uma loja de materiais de construção caiu sobre o teto do estabelecimento. No Jardim Ricetti uma árvore caiu dentro de uma residência.

 

O tenente Rangel Moreira Gregório do Corpo de Bombeiros disse logo após as águas do rio baixarem que havian cerca de 25 ocorrências registradas em decorrência da chuva forte, sendo as mais graves em pontos da Baixada do Mercado Municipal, da avenida Comendador Alfredo Maffei, na Trabalhador Sãocarlense, próximo a rodoviária, além da rodovia Washington Luís e alças de acesso. Até o final da tarde não havia registro de vítimas feridas ou fatais por causa da tempestade, apenas das vítimas socorridas em veículos e residências.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x