2 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dois mil são-carlenses deverão ver o Papa em Jornada Mundial

Dois mil são-carlenses deverão ver o Papa em Jornada Mundial

04/05/2013 14h52 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Dois mil são-carlenses deverão ver o Papa em Jornada Mundial

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) irá ocorrer entre os dias 23 e 28 de julho e as expectativas da organização é que o evento reúna mais de 2 milhões de pessoas do mundo inteiro. De São Carlos, o coordenador diocesano da pastoral, padre Márcio Gaido, estima que cerca de 2 mil jovens irão à JMJ, representando as 27 paróquias da Diocese de São Carlos da Região Pastoral 1, que inclui também as cidades de Ibaté, Dourado, Ribeirão Bonito e os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

 

O bispo diocesano, Dom Paulo Sérgio Machado, comenta que tem dado cartas de apresentação a muitos jovens que se disponibilizaram a trabalhar na JMJ como voluntários, totalizando mais de mil jovens são-carlenses.

“A expectativa de participação dos jovens está sendo alcançada de acordo como tínhamos programado para a Jornada. São Carlos estará bem representado”, destaca o bispo.

É a primeira vez que a JMJ acontece no Brasil e na América Latina, tornando-se um dos maiores eventos promovido pela Igreja Católica destinada a jovens cristãos.

Gaido comenta que a presença do Papa Francisco na JMJ, senda a primeira viagem oficial do pontífice após assumir o ministério, incentivou muitos jovens a participar, pois sendo a autoridade maior da igreja católica trará muita reflexão, fé e benção aos participantes.

A cidade também estará recebendo pelegrinos de outros países, uma semana antes do inicio da jornada, que ficarão de três a quatro dias junto os jovens católicos participando da preparação à confraternização mundial.

“A presença do papa cria uma expectativa maior sobre o evento, mas a Jornada também traz o intuito da evangelização e voto de comprometimento dos jovens com a igreja”, comenta o padre.

As inscrições para JMJ já foram encerradas, porém muitos jovens católicos ainda buscam vagas em excursões para irem ao Rio de Janeiro, acompanhar os eventos abertos à comunidade.

 

Caravanas

A organização da JMJ montou uma grande estrutura de hospedagem para os jovens pelegrinos que irão até o Rio de Janeiro participar do evento, a partir da escolha do Brasil como sede em 2011.

O coordenador do grupo de jovens da Catedral Luis Enrique Paulinio Carmelo, diz primeiramente os interessados buscaram informações de lugares na cidade para se acomodarem há seis meses atrás, e que mesmo assim não encontraram mais vagas para aposentos de valor acessível. 

Então o grupo resolveu optar pelos aposentos oferecidos pela Diocese do Rio de Janeiro. “Existe um kit oferecido pela organização que inclui alimentação, estadia e transporte, a principio não sabemos iremos ficar, pode ser uma escola ou salão paroquial”, explica o coordenador.

Para custear a viagem os jovens das paróquias realizam pequenos eventos, como noite da pizza ou sobremesas, ao final das missas, para arrecadação de dinheiro.

Carmelo comenta que a Jornada é um marco na igreja e na juventude católica, além da presença especial do Papa Francisco ao Brasil, sendo sua primeira visita oficial como pontífice.

“Este encontro só a acrescentar na nossa caminhada na igreja, uma vez que nós estaremos de frente com o nosso Pastor, que vem em nome de Cristo trazer os ensinamentos e sabedoria”, ressalta Carmelo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
wakdjuncaga
wakdjuncaga
11 anos atrás

peregrino, peregrinos. “pelegrinos” é de matar!!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x