16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Educação e Cultura de Paz para os Direitos Humanos

Educação e Cultura de Paz para os Direitos Humanos

14/11/2012 11h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Educação e Cultura de Paz para os Direitos Humanos

O Senac São Carlos realiza, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia e o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o evento Educação e Cultura de Paz para os Direitos Humanos, voltado para alunos, colaboradores e comunidade local.

 

De 20 a 23 de novembro, a ação tem como objetivo fazer com que as pessoas saibam aceitar e lidar com as diferenças, com o respaldo das dimensões éticas e solidárias.

O evento acompanha uma tendência notada nos últimos anos, de uma série de iniciativas em prol da paz nas relações educacionais e no mundo. São propostas e ações estruturadas que se consolidam baseadas no respeito, na dignidade e no atendimento das necessidades básicas das pessoas. “O objetivo do evento é provocar nas pessoas, a reflexão sobre os valores humanos e a contribuição de cada um de nós para um mundo cada vez melhor”, explica Jurandir Santos, gerente da unidade Senac São Carlos.

 

Serviço

 

Educação e Cultura de Paz para os Direitos Humanos

Evento gratuito

Data: de 20 a 23 de novembro

Local: Senac São Carlos

Endereço: Rua Episcopal, 700

Telefone: (16) 2107-1055

 

Programação

Oficina: O direito de brincar

Data e horário: 20/11/2012 das 14 às 17 horas

 

Objetivo: provocar a reflexão sobre a importância do brincar na infância, envolvendo questões como ampliar e melhorar a qualidade da relação entre filhos/crianças/alunos e pais/responsáveis/educadores. A proposta também é incentivar as brincadeiras que possam colaborar com o desenvolvimento biológico, psicológico e social das crianças, tentando apresentá-las a várias opções que estimulem a criatividade e as estratégias mais assertivas.

 

Profissionais responsáveis:

Cristiane Regina Reimer – psicóloga e docente do Senac.

Larissa Peres Rodrigues Milanetto – pedagoga e docente do Senac.

 

Palestra: Direitos Humanos – posições do conselho de psicologia

Data e horário: 21/11/2012 das 19h30 às 21h30

Lúcio Costa

Psicólogo, mestrando em Educação, Sociedade e Movimentos Sociais, pela UFScar, membro fundador do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas), membro/coordenador da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP).

 

Palestra: Educação e Cultura de Paz

Data e horário: 22/11/2012 das 19h30 às 21h30

Célia Maria Lopes Silva

Psicóloga organizacional, pós-graduada em Administração de RH pela FAAP e especialista em biopsicologia, psicologia transpesssoal, jogos vivenciais e cooperativos. Atuou, por 20 anos, na área de gestão de recursos humanos em empresas como Cesp, Ministério da Educação Projeto Rondon, Duratex e Bunge Alimentos. Articuladora de movimentos pela paz e sócia e membro gestor do Núcleo GEOS %u2013 Gestão Orgânica para a Sustentabilidade Ltda.

 

Palestra: A prevenção da violência no mundo digital

Data e horário: 23/11/2012 das 9h30 às 11h30

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams

Professora titular do Departamento de Psicologia da Ufscar que coordena Laboratório de Análise e Prevenção da Violência. Pós-doutorada pela Universidade de Toronto (Canadá), doutorado em Psicologia Experimental (USP), mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e bacharelado e licenciatura pela PUC. Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFSCar. É pesquisadora do CNPq (nível 1-C) e autora de livros e artigos científicos e recebeu premiações nacionais e internacionais. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia.

 

Oficina: A criança segura no meio digital

Data e horário: 23/11/2012 das 14 às 16 horas

A oficina apresenta um jogo com informações sobre como garantir a segurança da criança no meio digital.

Profissionais responsáveis:

Ana Carina Stelko-Pereira, Chayene Hackbarth, Gabriela Reyes, Jéssica de Assis Silva, Luciana Pontes, Nahara Laterza, Paolla Magioni Santini, Sheila Prado Soma e Sidnei Priolo Filho – membros do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência e alunos da pós-graduação em Psicologia na UFSCar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x