16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Festa Junina de Santo Antônio, São João e São Pedro

Festa Junina de Santo Antônio, São João e São Pedro

Após 2 anos de muita reclusão do povo brasileiro, devido a Covid, festas juninas deverão ser comemoradas este ano com muita alegria

12/06/2022 06h23 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Festa Junina de Santo Antônio, São João e São Pedro

A Igreja católica celebra no mês de junho a festa de três grandes santos: Santo Antônio (dia 13); São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). É um mês marcado por muitas festas, apresentações culturais de quadrilhas, boi-bumbá e pássaros juninos, por todo o Brasil.

Após dois anos de muita reclusão do povo brasileiro, devido a Covid, as festas juninas deverão ser comemoradas este ano com muita alegria, e em algumas Paróquias aqui da Diocese de São Carlos, elas já começaram como é o caso da Festa junina na Paróquia de São José, onde todos os finais de semanas a comunidade se reúne para apreciar os deliciosos quitutes juninos.

As festas juninas tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas. Até por volta do século 10, havia nesta época do ano um ritual em que se pedia pela fertilidade da terra e fartura nas colheitas, ritual esse indígena.

Com a chegada dos jesuítas portugueses no Brasil, esta tradição indígena foi fundida com o caráter religioso. Por isso em uma festa junina católica se vê muita devoção aos Santos juninos e muitos pratos que ainda hoje são feitos, em sua grande maioria, de forma caseira, usando dos alimentos da terra.

Já costumes caipiras na festa junina faz memória da organização da sociedade brasileira até metade do século passado, quando grande parte da população morava no campo.

Com a expansão do cristianismo, elas foram ganhando novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de junho).

A festa junina para nós católicos é também sinal de devoção aos Santos celebrados neste importante mês do calendário da Igreja. São eles Santo Antônio e São Pedro passou a ser também celebrados.

Santo Antônio, festejado em treze de junho, nasceu em Lisboa (Portugal), em 1195, e faleceu em Pádua (Itália), no dia 13 de junho de 1231. Foi um religioso da Ordem Agostiniana e, depois, Franciscana. Contemporâneo a São Francisco de Assis, foi designado por este a ser responsável pela formação dos frades, dada sua capacidade intelectual e conhecimento teológico. É conhecido como o Santo dos Pobres e muito procurado por aquelas que desejam se casar, pois ajudou centenas de jovens a conseguirem um marido. Nas celebrações a Santo Antônio é comum distribuir pão. A tradição vem do fato de que Santo Antônio certa vez distribuiu todos os pães existentes no convento aos pobres. O frade padeiro indagou-o a respeito, mas ficou surpreso ao retornar à cozinha e encontrar o cesto repleto novamente de pães. Desde então se distribui e se abençoa os pães para que nunca falte alimento na mesa dos fieis, além de lembrar a importância da partilha. Em vinte e quatro de junho, comemoramos o precursor de Jesus, São João Batista. Seu nome significa “Deus dá a graça”. Foi ainda no ventre de sua mãe, Isabel, prima de Maria, que João manifestou alegria, quando da visita de Maria.

Foi ele o responsável por preparar o caminho do Senhor, anunciando-O como o único e verdadeiro Messias, o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Batizou Jesus nas águas do Rio Jordão, inaugurando o Sacramento do Batismo.

São Pedro, comemoramos em vinte de nove de junho, primeiro a professar a fé em Cristo, quando disse: “Eu sei que tu és o Messias, o filho do Deus vivo” (MT 16,16).

Na mesma data, celebramos um grande evangelizador, São Paulo. Ele não viveu junto a Jesus. Pelo contrário, era perseguidor dos cristãos. Após um acidente de cavalo, enquanto perseguia um grupo de seguidores de Jesus Cristo, Paulo teve uma revelação e se converteu ao cristianismo. A partir de então passou a levar a Boa Nova a todos os lugares por onde andava. Por isso é conhecido por ter sido um dos grandes evangelizadores da Igreja. Morreu martirizado por conta de sua fé, sendo degolado em Roma.

Primeiro Papa da Igreja Católica

Eu sei que tu és o Messias, o filho do Deus vivo” (Mt 16,16).

O encerramento do mês de junho se dá com a celebração do primeiro Papa da Igreja, São Pedro, o primeiro apóstolo a ser chamado por Jesus à missão, fazendo-o “pescador de homens”. Foi por meio de sua profissão de fé em Jesus Cristo que a Igreja foi edificada. São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo a seu pedido, pois não se sentia digno de morrer como seu Senhor. Neste dia celebramos o Dia do Papa.

Deus abençoe você!

Missão Consagra-te

Artigo Gisele Botêga

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico

Revisão Pe. Dr. José Edmilson Santos

Dr. em Direito Canônico e Vigário Judicial – Tribunal Eclesiástico de São Carlos

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x