5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Indicado ao Prêmio Nobel da Paz ministra palestra na USP

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz ministra palestra na USP

11/10/2013 23h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Indicado ao Prêmio Nobel da Paz ministra palestra na USP

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2011, 2012 e 2013, o pesquisador sérvio Miodrag Lovric ministrou a palestra O futuro da ciência estatística, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

 

As indicações foram motivadas pelo esforço de Lovric em reunir 619 eminentes pesquisadores de 105 países na escrita da Enciclopédia Internacional de Ciência Estatística, da qual foi editor chefe. Medido pelo número de participantes, esse é o maior projeto científico internacional já realizado na história.

“O que foi feito na Enciclopédia é que fui capaz de encorajar pessoas de mais de cem países a trabalhar no mesmo projeto”, afirma o professor, que explica a motivação da iniciativa:

“Temos uma educação estatística muito pobre no meu país, e pensei que seria ótimo se eu pudesse unir as pessoas da Iugoslava (agora temos 7 paises lá); e, de repente, percebi que a educação estatística está aumentando em muitos países. Então pedi aos maiores estatísticos do mundo, e outros grandes cientistas, para se unirem a mim nesse projeto”.

Ele afirma que a intenção é a de ajudar a educação estatística nos países desenvolvidos.

Exemplificando o modo como o projeto aproximou cientistas de países com histórico de rivalidade, ele cita um pesquisador norte-americano e russo: “O professor americano e o russo me enviaram trabalhos com o mesmo título, então sugeri que eles se unissem para escrever juntos o trabalho. Eles aceitaram e o fizeram”, diz.

Ele afirma que colegas seus na Sérvia ofereceram resistência ao projeto, preocupados com a participação de croatas (os povos guerrearam na década de 1990): “E aconteceu que participaram 6 sérvios e 16 croatas. Então acredito que fui nomeado por ter conseguido unir tantas pessoas com o mesmo objetivo”, afirma.

Durante a palestra, ele disse ter trabalhado, por três anos, das 22h às 7h, na tentativa de contatar e aproximar cientistas do Leste e o Oeste, que tem fuso horários diferentes.

 

ESTATÍSTICA E PAZ

Questionado sobre como a ciência estatística pode ajudar na articulação da paz, ele responde fazendo referência ao livro A fundação, do russo Isaac Asimov: “Ele fala do futuro; de como as pessoas usam a ciência estatística para prever o que vai acontecer no mundo por 2 mil anos. Então, penso que podemos usa-la para procurar o caminho possível para o futuro. Claro que não podemos ter a certeza absoluta, mas sim usa-la para uma cuidadosa extrapolação. Do contrário, podemos fazer apenas adivinhações cegas”, ressalta.

 

Durante a palestra, ele afirmou que a estatística ajuda a melhorar o mundo pois nos ajuda a ver o que está errado ao nosso redor: “A cada 3 segundos uma criança morre de fome no mundo. Isto é o que a estatística mostra”, exemplifica.          

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x