5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itirapina: Uso incorreto da água pode gerar racionamento

Itirapina: Uso incorreto da água pode gerar racionamento

21/03/2014 21h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Itirapina: Uso incorreto da água pode gerar racionamento

Neste sábado, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água, e a Prefeitura Municipal de Itirapina esta preocupada com o desperdício, e por isso lançou através de panfletos uma campanha chamada “A Água que você consome” que conscientiza e dá dicas aos moradores sobre o consumo correto da água.

 

Com o índice de chuva baixo, o desperdício se torna frequente, com isso os reservatórios, que na cidade são subterrâneos acabam ficando em um nível muito baixo, prejudicando o abastecimento de água na cidade.

“Além dos panfletos educativos, haverá uma campanha destinada aos carros de som da cidade, aonde percorreram todos os bairros, avisando e conscientizando os munícipes”, afirmou Edivan Ferreira de Lacerda, chefe do DAE.

Há inúmeras maneiras de se economizar água, para que o futuro não se tenha um prejuízo maior, como: diminuir o tempo no banho, fechar a torneira enquanto escova o dente, não lavar o carro com mangueira, não jogar papel higiênico na privada, lavar calçadas, muros, entre outros.

“O importante é saber que essa educação de saber usar corretamente para que haja desperdício de água, vem na educação desde pequeno, no aprendizado nas escolas, enfatizou Lacerda”.

Todo o sistema de Itirapina de tratamento da água é subterrâneo através de 7 poços que tem o limite de 1 milhão trezentos e quinze metro cúbicos que abastecem a cidade, sendo que toda água é tratada com cloro e fluor.

Para Edivan, “se as pessoas fizessem essa reeducação de saber utilizar a água, nós reduziríamos em 30% ou mais o consumo de água o hidrômetro”.

O abastecimento do lençol freático depende da filtração da água que vem das chuvas, com os munícipes gastando de maneira incorreta, vai chegar uma hora que podemos ter um racionamento de água na cidade.

“Esse tipo de ação é simples de ser tomada e pode fazer uma diferença enorme no futuro”, acrescentou Lacerda.

Caso as campanhas educativas não surjam efeitos, através de panfletos, carros de som, rádio e outros veículos de comunicação serão tomados ás medidas cautelares, autuações e multas para os munícipes que forem pegos praticando o ato.

“Solicito aos moradores que usem á água de forma consciente, pois é um recurso indispensável mais finito, podendo assim vir a faltar”, disse Lacerda.

 

A Prefeitura esta fazendo de tudo para que o problema do racionamento aconteça através destas medidas educativas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x